Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de março de 2018

Tomar água em jejum faz bem, mesmo?


Há uma crença popular de que beber alguns copos de água imediatamente após acordar, em jejum, é bom para a saúde. Esse é um hábito popular no Japão, onde acredita-se que esta prática pode tratar várias doenças, como dores de cabeça, dores no corpo, melhoria do sistema cardiovascular, artrite, taquicardias, epilepsia, excesso de gordura, bronquite, asma, tuberculose, meningite, doenças nos rins e urina, vômitos, gastrite, diarreia, diabetes, constipação, todas as doenças oculares, do útero, câncer, distúrbios menstruais, doenças do ouvido, nariz e garganta.

Considedrada assim, com abrangência tão ampla, beber água em jejum parece ser uma panaceia sem sentido. No entanto, a água produz vários benefícios ao organismo:

1.Uma hidratação adequada é importante para o funcionamento correto de todo o organismo, principalmente o cérebro.
2.O consumo adequado de água ajuda a eliminar os resíduos e nutrientes desnecessários, através da urina, e ajuda na dissolução dos nutrientes a serem absorvidos e transportados pelo sangue para as células do corpo.
3.A água ajuda a manter a elasticidade e a tonicidade da pele e também atua como um lubrificante para os músculos e articulações.
4.Mas ingerir água em excesso também pode ser prejudicial! A pessoa urina mais e, ao urinar, também perde sais minerais, cujo equilíbrio é necessário para o bom funcionamento do organismo.
5.Não se deve beber mais de três litros de água por dia, pois isso faz os rins trabalharem mais e sem necessidade.

Apesar de não haver estudos que comprovem a eficácia deste hábito, a Associação Médica do Japão aconselha que a “terapia da água” deva ser feita da seguinte maneira:

•Ao acordar, antes até de escovar os dentes, deve-se beber quatro copos de água.
•Não beber ou comer mais nada nos 45 minutos seguintes. Passado este tempo, a pessoa pode comer e beber normalmente.
•Não comer nem beber nada até duas horas depois do café da manhã.
•Preferivelmente, a água deve estar na temperatura ambiente ou morna e não deve conter flúor ou outros químicos.

A princípio pode ser difícil tomar água pela manhã, mas com o tempo esse hábito ficará mais fácil e mesmo automatizado e o próprio organismo vai começar a solicitar essa ingestão naturalmente. Para que a pessoa se acostume com o consumo de água, ela deve começar com pequenas quantidades. Inicie tomando um copo de água, vá aumentando progressivamente para 2, 3 e 4 copos. Para algumas pessoas, é útil complementar os benefícios da água com um pouco de suco do limão.

Quais "seriam" os benefícios de tomar água em jejum?

1.Beber água em jejum pela manhã ajuda na produção de novas células musculares e sanguíneas e depura o corpo de toxinas indesejadas.
2.Tomar água em jejum auxilia no equilíbrio do sistema linfático do corpo, ou seja, facilita a drenagem da linfa.
3.Beber água em jejum ao acordar limpa o intestino, fazendo com que os nutrientes sejam absorvidos mais facilmente ao longo do dia.
4.A ingestão de água ao acordar contribui para o tratamento de várias doenças, como as relacionadas anteriormente.
5.Beber água em jejum ao acordar acelera o metabolismo em até 25%, aumentando a queima calórica durante todo o dia e provendo uma inibição do apetite, sendo uma boa tática para ajudar a emagrecer.
6.A água é um importante combustível para o cérebro, 75% do qual é feito de água. A hidratação tem grande influência sobre ele.
7.Beber água em jejum evita a constipação, já que a principal causa da constipação é a desidratação.

As bebidas alcoólicas, ao contrário, desidratam muito o corpo e podem anular os benefícios de tomar água.

Nenhum comentário: