Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2018

Dieta para Síndrome do Intestino Irritável



DIETA FODMAP

O que significa FODMAP?
FODMAP é uma sigla para:
Fermentable
Oligosaccharides
Disaccharides
Monosaccharides
e
Polyols

Mas o que são exatamente?

“Fodmaps” são hidratos de carbono de cadeia curta, que se encontram numa grande variedade de alimentos, tais como;

De Frutose: Um açúcar simples encontrado em muitas frutas, legumes e açúcares adicionados. Em que há um excesso de frutose, como por ex: em pêras, maçãs.
De Lactose: Um carbohidrato encontrado em produtos lácteos, como o leite e iogurte.
De Frutanos: Encontrado em muitos alimentos, incluindo grãos de glúten, como trigo, centeio e cevada, ou ainda na alcachofra, alho e cebola.
De Galactanos: Encontrado em grandes quantidades em leguminosas.
E Polióis: Os álcoois de açúcar como xilitol, sorbitol, maltitol, isomalte e manitol. Eles são também encontrados em algumas frutas e legumes, e muitas vezes usados como adoçantes.
Em muitos casos, todos estes compostos podem ser mal digeridos, permitindo que as bactérias intestinais façam uma fermentação anormal e causem uma série de sintomas – inchaço, dor, flatulência, obstipação/diarreia.

Quais os alimentos que têm FODMAPs?

Mais uma vez, FODMAP é um termo usado para descrever a família de “açúcares mal digeridos” que contribuem para os sintomas do trato gastrointestinal e encontram-se:

Frutose:
Encontrado em frutas como maçãs, peras, manga, melancia, frutas secas e conservas de frutas e no sumo de fruta natural. A frutose está também no mel, agave e xarope de milho.

Frutanos:
Estes são cadeias de moléculas de frutose, é encontrado no alho, cebola, espargos, alcachofra, brócolos, couve de bruxelas, repolho, berinjela, erva-doce e alho-poró. Os frutanos estão também presentes no trigo e de centeio, e são também adicionados aos alimentos processados, como cereais, barras de granola e iogurtes.

Lactose:
Encontrado no leite de vaca, cabra ou ovelha. A lactose é também encontrada no queijo creme, queijo de pasta mole, como ricota e queijo cottage, sobremesas com leite, leite condensado, gelados e iogurte.

Galactanos:
Estes são cadeias de açúcares encontrados em leguminosas (feijão, ervilhas, feijão de soja, grão de bico e lentilhas).

Polióis:
Os álcoois de açúcar incluindo sorbitol, xilitol, manitol e maltitol. Estes são frequentemente encontrados em gomas e doces adoçados artificialmente. Mas também se encontram no abacate, cereja, maçã, pera, ameixas, cogumelos, e isomalte como ingrediente em produtos industrializados.

Em que consiste a dieta FODMAP ?
Deve-se limitar durante 6 a 8 semanas os alimentos que possam ser ricos em Fodmaps. Numa fase posterior, de acordo com as melhorias e os sintomas emergentes, pode-se ir introduzindo alimentos que possam conter mais Fodmaps.

O que se pode então comer?
Tenha em mente que o objetivo não é eliminar completamente todos os alimentos ricos em FODMAPs, porque isso é extremamente difícil.

Simplesmente minimizando-los é considerado suficiente para reduzir os sintomas digestivos.

fodmaps food

Fontes alternativas adequadas de alimentos de baixa FODMAP
Alternativas na frutose e frutanos e / ou galactanos
Frutas: banana, mirtilo, carambola, toranja, uva, melão, kiwi, limão, lima, tangerina, laranja, maracujá, papaia, kiwi, meloa, morango, tangerina.
Sucedâneos do mel: xarope de ácer, xarope de cana de àçucar (xarope de açúcar invertido).
Adoçantes: stevia e melaço.

Nozes e sementes: Amêndoas, castanha de caju, amendoim, nozes de macadâmia, nozes, sementes de gergelim (excepto pistáchio e cajús, que são ricos em FODMAPs).

Alternativas na lactose e oligossacarídeos
Leite: sem lactose, “leite” de arroz, aveia, amêndoa.
Queijo: queijos “duros”, incluindo brie, camembert.
Iogurte: sem lactose
Manteiga

A gordura utilizada durante a fase de eliminação de Fodmaps deve ser, como sempre saudável. Deve dar-se preferência ao azeite e em alternativa utilizar para temperar óleos de linhaça, sésamo, amêndoa ou outros que não sejam de girassol ou milho.

A gordura praticamente não tem Fodmaps e o mesmo se passa com a carne/peixe/ovos. Também com este grupo, as recomendações são as gerais – preferir carnes magras, comer peixe várias vezes por semana e variar com os ovos.

Alternativas nos polióis
vegetais: brotos de bambu, couve chinesa, cenoura, aipo, pimentos, pimentão, chuchu, soma choy (couve chinesa), curgete berinjela, feijão verde, alfafa, alface, cebolinha, pastinaca, abóbora, couve acelga, cebolinha (somente verde), tomate, espinafres, nabos, batata, inhame, batata doce, azeitonas., castanhas, rabanetes.
Cereais: pão de espelta / produtos de cereais sem glúten, milho, aveia, arroz, millet, quinoa, sorgo, tapioca.

A maioria das ervas e especiarias.

Bebidas: água, café , chá.

Quem deve fazer a dieta FODMAP
A dieta FODMAP tem sido amplamente estuda em doentes com problemas gastrointestinais, tais como síndrome do intestino irritável (IBS ou SII).

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio gastrointestinal caracterizado por dor abdominal e alterações do trânsito intestinal, sem que haja qualquer causa orgânica identificável

Condição que é caracterizada por sintomas intestinais, incluindo dor abdominal, gases, ventre inchado e alterações nas evacuações (variando entre diarreia de prisão de ventre).

Os sintomas podem muitas vezes ser debilitantes e levam a uma reduzida qualidade de vida.



Nos países desenvolvidos, estima-se que, aproximadamente, 10 a 20% da população sofra desta doença. As mulheres são duas vezes mais afectadas do que os homens e pode ocorrer antes dos 45 anos.

Objetivo da dieta baixa em FODMAP:
A dieta pobre em FODMAP é uma nova abordagem alimentar que tem por objectivo melhorar os sintomas da SII e melhorar sua qualidade de vida de quem sofre de distúrbios gastrointestinais.

Está sendo utilizada com o intuito de controlar os sintomas associados à SII.

Como já referido deve-se limitar durante 6 a 8 semanas os alimentos que possam ser ricos em Fodmaps, após o desaparecimento dos sintomas, há uma re-introdução sistemática de alimentos.

A dieta com baixo teor de FODMAP deve se tornar mundialmente aceito como a principal estratégia de gestão dos sintomas da SII, bem como de outros distúrbios gastrointestinais.

Ainda se conhece pouco sobre o efeito desta redução de Fodmaps a longo prazo, uma vez que decorrem alterações na flora intestinal que ainda não foram convenientemente estudadas.

Seria minimizar demais pensar que só mudando os hidratos de carbono resolveria o problema, há muitos outros pontos a que deve ter atenção e é para esse fim que existem profissionais de saúde que o podem aconselhar. Cada caso é único!

Nenhum comentário: