Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Instabilidade de coluna vertebral


A coluna vertebral é um “empilhamento” de vértebras intercaladas por discos fibrosos, que tem a função de sustentação do corpo em posição ereta.

É muito grande a carga que suportam as articulações vertebrais, sobretudo as mais baixas, da região lombar.

Todo esse complexo arranjo é mantido estável pelos elementos anatômicos que rodeiam e constituem a coluna vertebral: músculos, tendões, ligamentos e discos de articulação e amortecimento.

A alteração de qualquer um desses elementos gera uma instabilidade que resulta em sintomas. O conceito de instabilidade da coluna vertebral foi apresentado primeiramente por Barr em 1951.

A instabilidade da coluna vertebral ocorre igualmente em ambos os sexos, geralmente na terceira ou quarta década de vida e frequentemente envolve alterações degenerativas no disco vertebral L4 ou L5 (nesse último, menos comumente), devido à idade. A instabilidade também pode dever-se à espondilolistese (escorregamento de uma vértebra sobre outra imediatamente abaixo) ou a qualquer outra doença ou condição médica que afete as vértebras.

A instabilidade da coluna vertebral pode levar ao surgimento de dores lombares, em resposta a uma frouxidão ligamentar e/ou dos músculos paravertebrais. Geralmente a coluna “estala” constantemente com pequenos movimentos.

A dor, que é entorpecida, profunda, constante e limitante, afeta mais a região média da coluna, podendo irradiar-se para as nádegas ou membros inferiores, piorando com a manutenção de uma mesma postura por um longo intervalo de tempo. Quase sempre se inicia com um desconforto na região instável da coluna e, com o passar do tempo, a coluna se torna sensível aos movimentos e a dor piora quando a pessoa permanece por muito tempo em uma mesma posição.

A instabilidade da coluna pode ser diagnosticada pelos sinais clínicos e por radiografias. Um exame mais acurado das causas pode ser obtido por tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O tratamento da instabilidade da coluna deve visar estabilização vertebral com treinamento específico da musculatura estabilizadora, por meio de musculação e Pilates. Estes devem ser devidamente orientados por um fisioterapeuta. Isso é importante na prevenção e tratamento de dores lombares.

Nenhum comentário: