Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de junho de 2015

Farmacocinética da quetiapina



Todos os agentes antipsicóticos comercializados são antagonistas dos receptores dopaminérgicos D2.

Acredita-se que o bloqueio desses receptores em várias partes do cérebro fundamenta não somente a sua eficácia clínica como também alguns de seus efeitos colaterais.

Do mesmo modo que bloqueiam receptores D2, a clozapina e outros antipsicóticos atípicos apresentam uma afinidade por receptores serotoninérgicos 5-HT2 que é pelo menos tão alta quanto a sua afinidade pelos receptores D2.

Acredita-se que a atividade dos antipsicóticos atípicos possa resultar de uma modulação balanceada das vias neuronais tanto serotonérgicas quanto dopaminérgicas.

Em particular, acredita-se que a eficácia de agentes atípicos no tratamento dos sintomas negativos e cognitivos da esquizofrenia seja mediada pela modulação serotonérgica no córtex pré-frontal.

A Quetiapina tem alta afinidade pelo receptor da histamina (receptor H1 => Histamina, formula química C5H9N3, é amina biogênica vasodilatadora envolvida em processos bioquímicos de respostas imunológicas; exerce também função reguladora na fisiológica intestinal além de atuar como neurotransmissor - encontrada também no organismo humano, é produto da descarboxilação da histidina, aminoácido presente nos mastócitos e basófilos [diferentes tipos de glóbulos brancos]) e acredita-se que ele intervenha na sonolência relatada por alguns pacientes no início do tratamento.

Em doses mais baixas, bloqueia completamente os receptores de H1 sem atingir o bloqueio do receptor D2.

Por isso a retirada abrupta da Quetiapina pode provocar uma "grande reação alérgica" no paciente, mas isso não deve ser confundido com "crise de abstinência, pois a Quetiapina não gera dependência química.

A Quetiapina, após o processo hepático de metabolização, produz cerca de 20 metabólitos, a maioria deles inativo.

No entanto, há a Norquetiapina, metabólito da Quetiapina responsável pelos efeitos antidepressivos, que apresenta importante efeito antagonista em bomba de recaptação de noradrenalina com alta afinidade por esta estrutura.

Os efeitos colaterais mais comuns com o uso da Quetiapina são: inicialmente boca seca seguida de tontura, astenia leve, obstipação, taquicardia, hipotensão ortostática e dispepsia.

Em menor escala, podem ocorrer: ganho de peso, síncope, síndrome neuroléptica maligna (febre com rigidez muscular e dificuldade de respirar), leucopenia, neutropenia e edema (inchaço) periférico (extremidades).



Nenhum comentário: