Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Picadas de mosquitos


Pernilongos são insetos de patas longas, principalmente da família Culicidae, conhecidos pelos nomes mosquito-prego, muriçoca, carapanã, fincão, fincudo, melga, sovela, bicuda, entre outros.

Há várias espécies desses insetos, dentre as quais o pernilongo doméstico, chamado Culex quinquefaciatus ou simplesmente Culex, é o mais conhecido por incomodar o sono das pessoas nas noites de verão e também por transmitir algumas doenças.

Voam à noite porque seus olhos são extremamente sensíveis à luz, possibilitando voos no escuro. Outro tipo muito comum de pernilongo é o Aedes Aegypti, causador da dengue.

Os pernilongos domésticos são como vampiros hematófagos: saem à noite, à procura de sangue.

Os machos se alimentam do açúcar presente no néctar das frutas, mas as fêmeas precisam picar pessoas ou animais (mamíferos e aves) para extrair o sangue com o qual alimentam seus ovos.

Ao entardecer, com a chegada do crepúsculo, os Culex quinquefaciatus entram nas casas e se escondem nos cantos, atrás de cortinas, embaixo das mesas, estantes ou outros lugares onde haja ainda menos claridade, esperando que a luz se apague para atacar as pessoas no escuro.

As fêmeas do Culex são atraídas pelo gás carbônico que as pessoas e os animais eliminam durante a respiração, que elas detectam através de suas antenas e que lhes indica onde há sangue.

Escolhem para picar os locais de pele mais tenra, como a face, os lobos das orelhas, a face interior dos braços e a pele dos bebês. Assim que é fecundada, a fêmea busca por sangue para irrigar os ovários, produzindo até 200 ovos por ninhada.

Para incubar as crias, a barriga suporta três vezes o peso do inseto.

Elas picam por meio do probóscide, uma agulha retrátil que usam para perfurar a pele e sugar o sangue de mamíferos e pássaros, injetando ao mesmo tempo substâncias anestésicas e anticoagulantes, as quais são a causa da irritação e da coceira na pele.

Além de uma tênue sensação despertada pela ferroada, geralmente sentida como uma coceira, os pernilongos produzem um zumbido incômodo causado pelas mais de 300 batidas de asas por segundo, capaz de perturbar ou impedir o sono.

Geralmente as picadas são percebidas no dia seguinte a uma noite mal dormida e podem ser reconhecidas por inúmeras bolinhas vermelhas na pele, espalhadas pelo corpo e predominantes nas áreas preferenciais, as quais coçam muito e podem ser infectadas com bactérias da pele.

Algumas pessoas, crianças principalmente, têm alergia às picadas de pernilongos, que se manifestam por uma lesão conhecida como estrófulo, caracterizada pelo aparecimento de várias bolinhas vermelhas pelo corpo, semelhantes às da picada.

As pequeninas lesões causadas pelas picadas de pernilongos normalmente desaparecem espontaneamente dentro de algumas horas ou, no máximo, em dois ou três dias.

Se o prurido delas incomodar demais, pode-se usar um antialérgico tópico. Se ocorrer infecção, pode-se usar uma pomada local de antibiótico.

As picadas de pernilongos podem ser evitadas através de mosquiteiros que envolvam o berço ou a cama de crianças e adultos, porque o Culex ataca quando a pessoa está dormindo.

As telas de proteção, colocadas em janelas, evitam que os pernilongos entrem em casa. Pode-se usar também repelentes em forma de aerossol, gel ou tomada.

O uso de ventiladores impede o voo dos pernilongos nas áreas cobertas por eles.

Nenhum comentário: