Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Melasma


Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que afetam principalmente o rosto e outras áreas do corpo expostas ao sol.

Quando essas manchas surgem na gravidez, a condição é chamada cloasma gravídico.

As causas do melasma não são inteiramente conhecidas, mas sabe-se de alguns fatores relacionados a essa condição, como a exposição ao sol e ao calor, o uso de anticoncepcionais, fatores hormonais, predisposição genética, gravidez e algumas doenças como hepatopatias (doenças do fígado).

A maior parte das pessoas com melasma possui um histórico de exposição diária ou intermitente ao sol, embora suspeite-se também que o calor seja um fator subjacente.

As manchas que caracterizam o melasma geralmente têm limites precisos e são irregulares, formando placas que, em seu contorno, apresentam pontilhado pigmentar.

Normalmente elas ocorrem nas maçãs do rosto, têmporas, testa, nariz, lábio superior e também em outras áreas expostas ao sol, como braços, pescoço, etc.

Elas são mais comuns em mulheres, entre os 20 e 50 anos, porém podem afetar os homens. Quando surgem na gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

As manchas acontecem simetricamente dos dois lados do rosto e são de formatos irregulares. Suas cores variam de acordo com o tom de pele da pessoa acometida, indo do acastanhado ao negro.

O diagnóstico do melasma normalmente é feito pela observação direta das manchas, que são bastante típicas.

A lâmpada de Wood (abaixo), que emite radiação ultravioleta que é captada pelos grânulos de melanina presentes nas manchas, pode ajudar a confirmar o diagnóstico.


Raramente uma biópsia da pele se faz necessária para excluir outras causas de hiperpigmentação no local.

O melasma ainda não tem cura, mas tratando-se corretamente e tomando-se todos os cuidados indicados é possível que os episódios não se repitam.

O tratamento do melasma pode ser feito por meio de cremes clareadores.

Os resultados demoram cerca de dois meses para aparecer e mesmo que apareçam mais rapidamente é necessário observar esse tempo para estabilizar a condição.

O tratamento dever ser constante e contínuo, para que as manchas não retornem. O peeling pode clarear a pele, muitas vezes mais rapidamente que os cremes.

O laser também pode ajudar no processo, mas deve ser adequado para cada caso e aplicado corretamente, senão pode gerar ainda mais manchas na pele.

Todos os tratamentos devem ser indicados por um dermatologista.

É importante usar filtro solar diariamente para evitar o retorno das manchas na pele e não expor a pele tratada ao sol, pois isso pode agravar o problema.

Para a prevenção do melasma é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios solares, aplicando um bom protetor solar nas regiões expostas do corpo.

Também deve-se rever o uso de hormônios para controle de natalidade.

O uso de protetor solar diariamente é importante para todas as pessoas, mas para aquelas que sabidamente têm tendência a adquirir o melasma ou se enquadram nos fatores de risco os cuidados devem ser ainda maiores.

O principal da prevenção é evitar a exposição ao sol, se isso for possível. Se possível também, evitar pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal.

O prognóstico do melasma é bom, na maior parte dos casos, embora o clareamento tenda a ser muito lento. Contudo, o paciente não deve continuar se expondo ao sol.

Nenhum comentário: