Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Informações sobre a vacinação para HPV


Em março iniciou-se o 2° ano da campanha de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde.

Apesar de todas as ações preventivas hoje existentes, a vacinação continua sendo o maior avanço na luta contra as doenças e os cânceres associados ao HPV, que foram responsáveis por aproximadamente 100 mil mortes nos últimos 10 anos no Brasil.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a vacinação contra HPV é a melhor ferramenta de saúde pública para a prevenção da infecção pelo vírus em jovens de 9 a 13 anos.

Nessa faixa etária, a resposta imunológica à vacina é maior. 2 O impacto dessa ação nas futuras gerações será garantido apenas com taxas altas de cobertura vacinal.

Ressaltamos o seu papel fundamental como pediatra na promoção da saúde de crianças e adolescentes e na orientação aos pais sobre a importância de vacinar seus filhos o mais precocemente possível, a partir dos 9 anos de idade.

A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante), conhecida internacionalmente como GARDASIL, faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil. Mais de 160 milhões de doses da vacina já foram distribuídas em todo o mundo.

A sua eficácia e o seu perfil de segurança são respaldados por boletins periódicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e por sistemas de acompanhamento e farmacovigilância de diversos países e da própria MSD em parceria com o Ministério da Saúde.

Seguem informações importantes sobre a estratégia de vacinação do Ministério da Saúde que poderão ser úteis para esclarecer possíveis dúvidas de seus pacientes.

Meninas
de 9 a 11 anos + resgate / até 13 anos* => 3 doses: 0, 6 e 60 meses => Unidades Básicas de Saúde e, dependendo do município, também em escolas públicas e privadas.

Meninas e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV** => 3 doses: 0, 2 e 6 meses => Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e Serviço de Assistência Especializada (SAE).

*Meninas com 14 anos que iniciaram o esquema vacinal em 2014 devem receber a segunda dose neste ano. **Mulheres com HIV que completarem 27 anos e já tiverem iniciado a vacinação aos 26 anos devem completar o esquema.

A vacina papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) permanece disponível em clínicas e canais de imunização privados para homens e mulheres de 9 a 26 anos de idade.5

Para mais informações, pedimos que entre em contato com nosso serviço de atendimento ao cliente, o MSD online, por telefone 0800 709 5260 ou e-mail online@merck.com.

Nenhum comentário: