Pesquisar este blog

sábado, 4 de abril de 2015

Alongamentos


Os alongamentos são exercícios musculares que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. São tão importantes que fazemos alguns alongamentos espontâneos, sem perceber, quando espreguiçamos por exemplo. O principal benefício do alongamento é o aumento da flexibilidade, mas existem outros. Por isso, é muito comum que sejam praticados antes de atividades físicas esportivas, ginástica, corrida, ioga, balé e de exercícios de reabilitação como a fisioterapia.

O alongamento pode ser feito por qualquer pessoa, não exigindo nenhuma habilidade atlética. Costuma-se dividir nos seguintes tipos:

1- Alongamento ativo, estático e dinâmico.

2- Alongamento passivo, também estático e dinâmico.

3- Alongamento isométrico.

O alongamento ativo compreende o exercício de alongamento em que o indivíduo alonga parte do corpo ou todo ele utilizando somente a contração dos músculos agonistas do movimento. São ditos estáticos quando o indivíduo chega e mantém uma posição por si mesmo, sem nenhuma ajuda além da própria contração e são ditos dinâmicos se o indivíduo faz oscilações controladas visando atingir maiores limites de amplitude dos movimentos. Estes exercícios, geralmente executados em séries, devem ser interrompidos se houver algum sinal de dor ou fadiga.

O alongamento passivo utiliza forças externas para alcançar a flexibilidade máxima, sejam outras pessoas, pesos, gravidade ou meios mecânicos. Nos alongamentos estáticos o indivíduo mantém a posição alongada por alguns segundos e nos dinâmicos há uma oscilação, visando ampliar a amplitude do alongamento.

O alongamento isométrico é um tipo de alongamento passivo, com o qual combina-se a contração isométrica. O alongamento isométrico consiste em assumir uma posição de alongamento passivo, em seguida contrair o músculo alongado contra algo que não se mova e manter esta contração por alguns segundos.

De preferência, os exercícios de alongamento devem ser realizados após um bom aquecimento, como corrida leve ou exercícios calistênicos (exercícios físicos que usam o peso do próprio corpo, como flexões, agachamentos, abdominais, etc.), pois a temperatura muscular afeta a flexibilidade. Os alongamentos devem ser feitos até que se sinta uma tensão no músculo, a qual deve ser mantida por vinte segundos, pelo menos. A conjugação com a respiração é considerada fundamental, pois quando se respira profundamente, o relaxamento muscular é aumentado. Mas, para que se possa obter todos os efeitos do alongamento, os exercícios devem ser feitos regularmente. O alongamento não só dever ser feito antes dos exercícios físicos, como também depois deles, pois ajuda a descansar, além de serem mais bem aproveitados, pois a musculatura do corpo então já está bem aquecida.

Toda pessoa deve fazer alongamento antes de qualquer atividade física porque quanto mais alongado estiver um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. O alongamento é essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos e deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado isoladamente. Qualquer pessoa pode fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade. Mesmo quem apresenta algum problema específico pode fazer alongamentos, orientado por um fisioterapeuta.

Os alongamentos diminuem as lesões decorrentes de atividades físicas, principalmente em desportistas e podem também aumentar a amplitude de movimentos em atletas, especialmente em corredores, melhorando o seu desempenho. Além disso, o ácido lático que se acumula após qualquer atividade física é removido do corpo, aliviando qualquer dor ou cãibra muscular. Ademais dos benefícios biomecânicos, o alongamento proporciona um reflexo relaxante no músculo alongado e propicia uma influência benéfica nas articulações em que o alongamento é sentido. Ele ajuda na prevenção do endurecimento das artérias e produz a lubrificação das articulações, ajudando na prevenção da artrite. Também estabiliza o equilíbrio natural do corpo e a postura e alinha as articulações, melhorando a sua coordenação. Os alongamentos ativam a circulação, deixam o corpo mais solto e leve, corrige a postura e aumenta a agilidade, mesmo em pessoas com idade avançada, traz benefícios para a coordenação muscular, melhoram a respiração e facilitam a oxigenação sanguínea, inclusive a cerebral. O alongamento deve ser feito com alguns cuidados, pois quando mal feito pode trazer mais danos físicos do que benefícios.

Nenhum comentário: