Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de março de 2015

Hipotireoidismo


No hipotireoidismo ocorre a deficiência dos hormônios da tireóide, que pode potencialmente afetar o funcionamento de todo o corpo.

A taxa de funcionamento normal do corpo diminui, causando lentidão mental e física. Os principais fatores de risco são idade superior a 50 anos, sexo feminino, obesidade, cirurgia de retirada da tireóide e exposição prolongada a radiação.

O grau de severidade pode variar de leve, apresentando um quadro de depressão em que o diagnóstico de hipotireoidismo pode passar despercebido, até a forma mais grave, denominada mixedema, caracterizada pelo inchaço de todo o corpo e que constitui uma emergência médica.

As causas mais comuns de hipotireoidismo são: doença de Hashimoto (uma doença auto-imune), tratamento do hipertireoidismo com iodo radiativo, retirada cirúrgica da tireóide para tratar hipertireoidismo ou tumor, uso prévio de medicamentos antitireóideos, pós-parto (transitório em 60% a 70% dos casos), uso de certos medicamentos, como lítio, amiodarona, iodeto e interferon alfa, deficiência na regulação da glândula, inflamação da tireóide, deficiência de iodo (substância importante para a produção dos hormônios tireoidianos) e resistência generalizada ao hormônio tireóideo.

Principais sintomas do hipotireoidismo

> Fraqueza e cansaço
> Intolerância ao frio
> Intestino preso
> Ganho excessivo de peso
> Depressão
> Dor muscular e nas articulações
> Unhas finas e quebradiças
> Enfraquecimento do cabelo
> Palidez

Entre os outros sintomas que podem aparecer mais tardiamente estão fala lenta, pele ressecada e espessada, inchaço de mãos, pés e face,
diminuição do paladar e olfato, rouquidão e menstruação irregular.

A complicação mais grave do hipotireoidismo é o mixedema, que pode levar ao coma, mas que felizmente é raro.

Ele pode ser causado por infecções, exposição ao frio, certos tipos de medicamento e outras doenças.

No coma pelo mixedema ocorre alteração do comportamento, diminuição da respiração, queda da pressão sanguínea, do açúcar no sangue e da temperatura.

Doenças cardíacas, infecções, infertilidade e abortamento também podem ocorrer como complicações do hipotireoidismo.

Nenhum comentário: