Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de março de 2015

Forskolina


Coleus Forskohlii é uma planta pertencente à família Labiatae que cresce nas regiões áridas e semi-áridas da Índia.

É muito conhecida pela sua atividade vasodilatadora e lipolítica (queima de gordura).

É comercializada como extrato padronizado com 10% de ativo (forskolin).

Propriedades Farmacológicas

O mecanismo básico da ação do forskolin é a ativação de uma enzima, a adenilato ciclase, a qual aumenta o nível de AMPc na célula.

AMPc é talvez, o regulador celular mais importante do organismo. Uma vez formado, ele ativa muitas outras enzimas envolvidas em diversas funções celulares.

Numa situação normal, o AMPc é formado quando há estimulação hormonal (ex: epinefrina) ele liga-se a um sítio receptor na membrana celular e estimula a ativação da adenilato ciclase.

Esta enzima ultrapassa a membrana celular e somente a especificação do receptor determina qual hormônio ativará uma célula em particular. Já o Forskolin, ativa diretamente a adenilato ciclase via ativação transmembrana.

Como resultado há elevação dos níveis de AMPc com efeitos biológicos e fisiológicos tais como, inibição da ativação plaquetária e degranulação, inibição da liberação de histamina, aumento da força de contração do músculo cardíaco, relaxamento das artérias e músculo liso, aumento da secreção de insulina, da função da tireóide e lipólise.

Existem outros tantos quadros clínicos onde o fator principal de seu desenvolvimento é a diminuição dos níveis de AMPc intracelular.

Para todos, é indicado o uso de C. forskohlii.

Alguns deles são: eczemas, asma, psoríase, angina e hipertensão.

Indicações

O uso mais freqüente do extrato de Coleus Forskohlii é em regimes de emagrecimento com diminuição da massa gorda e aumento da massa magra.

Uma vez que aumenta o nível de AMPc, o forskolin aumenta a resposta termogênica com conseqüente aumento do metabolismo celular. Desta maneira, estimula a quebra da gordura armazenada, a lipólise e inibe a síntese de gordura pelos adipócitos.

Também estimula a tireóide com liberação de seus hormônios. Estes produzem um aumento geral no metabolismo, dos carboidratos, gorduras e proteínas e aumento do consumo de O2 (termogênese).

Outras indicações

Problemas cardiovasculares: hipertensão, ICC, isquemia cardíaca, problemas cerebrovasculares. Problemas respiratórios: obstrução crônica da respiração. Problemas digestivos: dificuldade de deglutição (estimula a síntese de amilase e pepsinogênio). Problemas de pele: psoríase.

Contra Indicação

Coleus é contra-indicado em casos de hipotensão e ulceras péptica.

Precauções

Coleus pode agir potencializando o efeito de drogas antiasmáticas e antihipertensivas.

Nenhum comentário: