Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Marca Passo Cardíaco


Como funciona o sistema de batimentos cardíacos?

Os estímulos elétricos que estimulam os músculos cardíacos a se contraírem partem do nodo sinoatrial, localizado na parte superior do átrio direito e que tem a função de ser um marca-passo natural, determinando a frequência e o ritmo do coração. Daí os estímulos elétricos são conduzidos pelas ramificações nervosas que têm a finalidade de conduzir o estímulo elétrico até o nodo atrioventricular, localizado no assoalho do átrio direito. Desses dois nodos partem as fibras nervosas que conduzem os impulsos para todo o coração e que é a razão dos batimentos contínuos desse órgão. No entanto, esse sistema de condução elétrica pode sofrer bloqueios e não permitir a progressão dos impulsos e, em consequência disso, fazer o coração bater mais lentamente. Dependendo do tipo de bloqueio, um marca-passo artificial pode ser utilizado para emitir os impulsos necessários ao coração e conduzi-los aos locais desejados, mantendo o ritmo cardíaco normal ou próximo ao normal.

Um marca-passo cardíaco artificial ou simplesmente marca-passo, como costuma ser referido, é um dispositivo projetado para tratar alguns tipos de bradicardia (ritmo cardíaco lento). O marca-passo é um pequeno aparelho para estimulação elétrica do coração, composto por um circuito eletrônico miniaturizado e uma bateria removível que na falta de pulsação natural libera um impulso elétrico que leva o músculo cardíaco a contrair-se. O marca-passo é composto por uma pequena caixa metálica que contém circuitos eletrônicos e uma bateria que envia impulsos para compassar o coração se seu ritmo próprio é interrompido, é irregular ou está muito lento. Um fio isolado transporta o impulso elétrico do marca-passo ao coração. O programador que regula o marca-passo é mantido em um hospital ou clínica.

Basicamente, há dois tipos de marca-passo, escolhidos conforme a patologia do paciente:

1.Marca-passo de câmara única, em que um eletrodo é colocado no ventrículo direito.
2.Marca-passo de câmara dupla, em que são colocados dois eletrodos no lado direito do coração, um no átrio e outro no ventrículo.

As pessoas com certas doenças cardíacas ou simplesmente em processo de envelhecimento podem adquirir um ritmo cardíaco irregular e/ou lento, levando a vertigens, sensação de fraqueza, cansaço e desmaios. Nesses casos, o marca-passo ajuda a aliviar ou abolir esses sintomas.

O marca-passo é implantado por meio de uma cirurgia. Existem dois tipos de cirurgia:

1.Cirurgia endocárdica, que consiste na introdução dos eletrodos através de veias que chegam ao coração.
2.Cirurgia epicárdica, em que os eletrodos são implantados diretamente no músculo cardíaco.

A cirurgia endocárdica é relativamente simples e segura. O preparo para ela também é simples. Seguindo as orientações do médico, certas medicações que o paciente esteja tomando devem ser interrompidas ou ajustadas. Deverá ser observado um jejum de pelo menos seis horas antes do procedimento. A cirurgia é realizada sob sedação e anestesia local. O procedimento dura em torno de duas a quatro horas. Normalmente o marca-passo é implantado em uma “bolsa” colocada abaixo de uma das clavículas. Com o auxílio do Raio-X os eletrodos são colocados através da veia cava dentro do coração.

Logo após a colocação dos eletrodos são realizados vários testes para ter-se a certeza de que o aparelho esteja funcionando bem. O paciente deve permanecer em observação no hospital por 12 a 24 horas e antes da alta deverá fazer um eletrocardiograma e uma radiografia de tórax para verificar se os eletrodos estão na posição correta e para checar seus pulmões.

•O paciente deve evitar molhar a ferida e o curativo por cinco dias após o implante.

•Em caso de dor, tomar analgésicos, se necessário.

•Evitar movimentos amplos com o braço do mesmo lado do marca-passo, bem como carregar peso.

•O paciente sempre deve levar consigo a carteira de portador de marca-passo. Ela lhe será necessária em várias ocasiões como, por exemplo, se tiver de passar por detectores de metal ou fazer certos exames.

•Avaliações periódicas devem ser feitas pelo resto da vida, pelo menos a cada seis meses, para proporcionar um melhor aproveitamento do marca-passo, identificar eventuais problemas em seu funcionamento e checar o estado da bateria.

•Estando tudo bem, não há limitações para as suas atividades rotineiras como nadar, correr, jogar, dirigir, trabalhar, viajar, ter atividade sexual, etc.

O paciente deve tomar cuidado para não receber um traumatismo que danifique o marca-passo. Ao usar o telefone celular, deve procurar sempre falar do lado oposto ao marca-passo. Em locais com detectores de metais, cruze rapidamente o campo magnético, evitando ficar parado nele. O paciente deve procurar obter orientação médica se tiver que submeter-se a uma ressonância nuclear magnética, radioterapia, litotripsia ou procedimentos cirúrgicos que envolvam o uso de bisturi elétrico. Não há problemas para viajar de avião. Os pacientes devem apenas evitar entrar nas cabines de comando das aeronaves.

Nenhum comentário: