Pesquisar este blog

sábado, 17 de maio de 2014

Dieta dos Pontos


A dieta dos pontos é o regime alimentar adotado pelo conhecido programa Weight Watchers (Vigilantes do Peso). É um tipo de regime que tem como base um cálculo matemático que determina o número de calorias que a pessoa pode consumir diariamente para perder ou manter seu peso. É, pois, uma forma em que são atribuídos pontos aos alimentos, de acordo com as calorias que tenham. Todos os alimentos recebem uma pontuação, com base em uma fórmula estabelecida artificialmente pela instituição e patenteada por ela. Essa dieta foi criada pelo endocrinologista Alfredo Halpern, da Universidade de São Paulo.

Para estabelecer a dieta dos pontos são levadas em conta diversas características da pessoa, como sexo, idade, peso, nível de exercícios físicos, etc., e também o metabolismo basal, a necessidade de energia diária e o índice de massa corporal (IMC). A partir desses dados são criadas tabelas dos limites de pontos a serem consumidos e as metas a serem alcançadas.

Esses cálculos são um pouco complexos e devem ser feitos por um profissional especializado, médico ou nutricionista. O resultado final dará o número de pontos em alimentos que você pode consumir por dia. Os pontos são calculados com base na quantidade de calorias de cada alimento, cada ponto equivalendo a 3,6 calorias.

Segundo uma tabela preparada pela instituição, cada tipo de alimento deve contar certo número específico de pontos. Com isso, as pessoas podem comer de tudo, bastando não ultrapassar o número de pontos determinado para ela. Embora esse método seja um pouco complicado, já existe no mercado uma calculadora na qual basta entrar com os dados pessoais e ela faz automaticamente todos os outros cálculos. A vantagem dessa dieta é não haver restrição de qualidade de alimentos e cada pessoa poder continuar a comer tudo aquilo de que gosta. A desvantagem reside numa certa complexidade para o seu entendimento.

No Vigilantes do Peso a dieta faz parte de um programa coletivo, com reuniões semanais regulares para trocas de experiências, o que ajuda os integrantes a manterem um estilo saudável de se alimentar. Estas reuniões semanais são necessárias porque se a restrição de calorias pode levar a uma perda rápida de peso, em contrapartida, favorece também uma rápida recuperação dos quilos perdidos.

A dieta é feita mediante um sistema de pontos para os alimentos: os alimentos com alto teor de gordura têm uma pontuação mais alta e os outros têm uma pontuação mais baixa. Isso quer dizer que para utilizar um mesmo número de pontos a pessoa pode consumir mais dos segundos que dos primeiros alimentos. A primeira coisa que a pessoa deve fazer é calcular quantos pontos ela está autorizada a utilizar em cada dia.

Geralmente o programa Vigilantes do Peso faz esse cálculo, levando em conta as características individuais. Em seguida, deve procurar saber quantos pontos representam o alimento que está comendo, deve fazer uma atividade física equivalente a 20-25 pontos cada semana, ter um bom repouso noturno, beber de seis a oito copos água por dia e se alimentar quatro ou cinco vezes por dia, com porções de frutas e vegetais diariamente.

A pessoa deve somar o que come o dia inteiro visando saber se ficou dentro da meta de pontos diários permitidos para ela. Com base nesse número de pontos cada um pode criar o próprio cardápio, de acordo com suas preferências, embora essa dieta requeira uma orientação profissional para que seja possível lançar mão de uma alimentação equilibrada, sem carência de nutrientes.

No café da manhã é aconselhável leite desnatado ou de soja, cereais, granola, frutas, peito de peru, geleia diet, pães integrais, chá ou café com adoçante. No almoço pode-se comer vegetais, massas integrais, grãos e proteínas magras (peixes, frango, soja, feijão, etc.). No lanche recomenda-se comer uma fruta e um sanduíche de pão integral com alface, tomate e peito de peru ou iogurte com cereais, fruta com aveia ou uma barra de cereal. Um cardápio desse tipo geralmente mantém a pessoa dentro da meta de pontos estabelecida para ela.

Aqui, como em todas as outras dietas, é conveniente diversificar os alimentos, de modo a ingerir proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e sais minerais. A pessoa deve, de preferência, fazer várias refeições leves por dia (cinco a seis), a pequenos intervalos, ao invés de apenas duas ou três de maior volume.

Nenhum comentário: