Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de maio de 2014

Dieta de Beverly Hills


A dieta de Beverly Hills se utiliza das reações químicas de certos alimentos naturais, principalmente frutas, para levar a pessoa a perder peso. O abacaxi, por exemplo, fartamente recomendado, possui uma enzima, a bromelina, altamente digestiva que auxilia na eliminação de líquidos pela urina, resultando assim na perda de peso.

Ela promete (e até pode realizar) uma perda rápida de peso, mas segundo alguns nutrólogos, pode ser muito maléfica para a saúde geral. Embora defendida por uns como uma forma rápida de queimar calorias, é considerada por outros como muito radical e infundada. Enfim, como acontece com quase todas as dietas, essa tem adeptos e opositores.

Essa dieta foi criada pela atriz americana Juzy Mazel, uma ex-obesa que alega ter emagrecido 36 quilos com sua dieta, mas que, no entanto, não se baseou em nenhum estudo científA dieta de Beverly Hills consta de três fases: dez dias apenas com frutas; dez dias sem frutas e com massas, pães, arroz e cereais e quinze dias em que entram carnes, leite e ovos. As frutas devem ser preferencialmente consumidas com a casca e o bagaço, partes ricas em fibras. Apesar das fibras não terem valor nutritivo, estimulam o funcionamento do intestino, diminuem a absorção de colesterol e evitam a prisão de ventre. Nenhum alimento é restringido em quantidade em nenhuma das etapas. Grande parte do peso é perdida logo de início, por causa do efeito diurético das frutas. Durante todas as três fases a pessoa deve comer pelo menos cinco vezes ao dia. Não se recomenda que a dieta seja seguida além dos 35 dias sugeridos, para que o organismo não entre num estado carencial grave.ico para criar seu cardápio e o fez de maneira inteiramente empírica. Uma versão popularizada (mas não muito correta) dessa dieta se espalhou entre nós com a denominação de dieta do abacaxi.

A dieta parte da premissa de que certos grupos de alimentos não devem ser ingeridos juntamente com determinadas frutas, porque dessa forma o corpo queima melhor as calorias. Nos primeiros dez dias da dieta só são permitidos frutas como abacaxi, morango, maçã, melancia ou melão. Nos dez dias seguintes são introduzidos os carboidratos e, em seguida, as proteínas.

A teoria é que se deve comer os alimentos nas combinações corretas porque o corpo irá funcionar melhor e não armazenará gordura. É aconselhável que a pessoa coma proteínas com proteínas e carboidratos com carboidratos, começando o dia comendo uma fruta rica em enzimas, como abacaxi, morango ou uva. A fruta deve ser comida sozinha e nunca deve ser combinada com qualquer outro grupo de alimento. Por exemplo, se a pessoa comer morangos e em seguida quiser comer uvas, deve esperar pelo menos uma hora. E deve esperar duas horas antes de mudar de um grupo alimentar para outro.

Uma das vantagens da dieta de Beverly Hills é que realmente ela pode levar a uma perda rápida de peso e a uma desintoxicação do organismo. Outra vantagem é poder comer à vontade, contanto que o alimento esteja no grupo permitido. Além disso, as frutas têm efeito desintoxicante e são ricas em fibras e vitaminas.

Uma das desvantagens é que o nível de desistência é muito grande porque depois de uma semana comendo apenas frutas o organismo fica muito depauperado e a pessoa se sente cansada e indisposta. Como a dieta é muito restritiva, algumas pessoas que se submeteram radicalmente a ela tiveram graves problemas de saúde. O cardápio também não parece bem equilibrado. Acredita-se que uma pessoa saudável não deve passar mais de três dias comendo somente frutas porque seu organismo sentirá falta de proteínas. Aliás, em nenhuma dieta os pacientes devem ser induzidos a comerem alimentos de uma única classe, para não sofrerem carências.

Uma dieta composta apenas de frutas pode realmente levar a um emagrecimento rápido, mas o organismo logo se ressentirá da carência de outros nutrientes. Entre as frutas, nem todas fazem emagrecer. A banana, a manga e o abacate, por exemplo, são frutas calóricas.

As frutas são ricas em vitaminas, mas muito pobres em sódio e a carência desse elemento no organismo pode levar a queda da pressão arterial ou à hipotermia. Após uma semana comendo apenas frutas, a pessoa se sente fatigada e indisposta, devido à falta de proteínas, cereais ou minerais e também porque não geram energia.

Nenhum comentário: