Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Hiperplasia de endométrio


Hiperplasia endometrial é o aumento de espessura do revestimento do útero, quase sempre acompanhada pelo desarranjo da sua arquitetura celular.

Esse espessamento é devido ao excesso de estrogênio que ocasiona uma proliferação anormal, que vai desde um estado fisiológico exacerbado, até o carcinoma ”in situ", quer dizer, ainda na camada "inicial" de células que recobrem a parte interna do útero.

Geralmente ocorre em mulheres que não ovulam todos os meses ou durante a terapia de reposição hormonal feita somente com estrogênio.

A hiperplasia endometrial nem sempre está relacionada ao câncer, mas ela aumenta o risco dessa patologia.

Tipos de Hiperplasia de endométrio:

•Hiperplasia simples do endométrio: caracterizada pelo espessamento homogêneo do tecido endometrial.

•Hiperplasia cística do endométrio: gera nas paredes internas do útero um aspecto de "queijo suíço" e nos casos mais graves pode estar relacionado ao câncer do endométrio.

•Hiperplasia focal do endométrio: na hiperplasia focal do endométrio os pólipos se projetam para dentro da cavidade uterina, estreitando assim o tamanho normal do órgão.

•Hiperplasia atípica do endométrio: lesão endometrial um pouco mais grave que as anteriores. Mais frequentemente está relacionada ao desenvolvimento de câncer e pode levar à necessidade de retirada preventiva do útero.

E as causas?

A causa principal da hiperplasia do endométrio é a exposição excessiva ao estrogênio, o que pode ocorrer se a mulher não ovular todos os meses, realizar terapia de reposição hormonal ou ser portadora de tumor no ovário.

O risco maior de desenvolver hiperplasia endometrial ocorre entre os 40 e 60 anos de idade.

Sinais e sintomas:

Os principais sinais e sintomas da hiperplasia endometrial são:

•Sangramento uterino.

•Dores abdominais e cólicas.

•Aumento discreto do tamanho do útero.

O que fazer?

Procurar um ginecologista regularmente para os exames de rotina que podem com enorme margem de segurança prever problemas e curá-los.

Nenhum comentário: