Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Teste de QI (quociente de inteligência) pelos olhos?



Já imaginou um teste de inteligência feito apenas pelos olhos? Parece loucura, mas pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, acreditam que uma tarefa visual simples é capaz de medir a capacidade inconsciente do cérebro de filtrar movimentos visuais, o que pode prever a capacidade de QI.

Durante o estudo, voluntários assistiram a breves videoclipes de barras pretas e brancas que se deslocavam através de uma tela de computador. Depois, esses tinham que identificar qual a direção do movimento das barras: para a esquerda ou para a direita. As barras foram apresentadas em três dimensões, com a menor versão limitada ao círculo central onde a percepção do movimento humano é conhecido por ser o ideal, uma área mais ou menos a largura do dedo polegar, quando a mão está estendida. Os participantes também passaram por um teste de inteligência padronizado.

Publicado na revista on-line Currente Biology, o estudo constatou que pessoas com QI mais elevado eram mais rápidas na captura dos movimentos da barra quando observavam a imagem menor. Dessa forma, os pesquisadores constataram a relação existente entre a observação do vídeo e o índice de QI.

Nenhum comentário: