Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cirurgia plástica de abdome



A abdominoplastia (chamada popularmente de “plástica de barriga”) é a cirurgia plástica realizada no abdome para retirar o excesso de gordura e reduzir a sua flacidez, que normalmente ocorre em sequência à perda rápida de peso ou após uma gravidez.

Geralmente, essa cirurgia obedece a razões estéticas, porque a flacidez abdominal raramente causa problemas clínicos.

Outros recursos para corrigir a flacidez abdominal que podem anteceder, vir junto, suceder ou serem separados da abdominoplastia, são os exercícios físicos e a lipoaspiração.

Os diversos tipos de abdominoplastia variam de acordo com a silhueta do paciente e a cirurgia planejada para cada paciente deve ser previamente discutida com ele.

Embora mais comumente essas cirurgias sejam feitas em mulheres, elas podem também ser realizadas em homens.

O procedimento cirúrgico em si mesmo é simples, mas os cuidados pós-cirúrgicos podem ser incômodos para muitas pessoas.

A cirurgia deve ser precedida pelos exames pré-operatórios solicitados pelo cirurgião e deve ser feita em ambiente hospitalar, com o paciente internado. O tempo de internação em geral é de 24 a 48 horas.

A cirurgia dura cerca de três horas. Durante a cirurgia o paciente está anestesiado por uma anestesia geral ou raquidiana, esta o mantém acordado, mas insensível da cintura para baixo.

A cirurgia consiste em fazer-se uma incisão ampla no baixo ventre, como se fosse uma cesariana nas mulheres, alargada de cada lado, conforme a necessidade.

Em seguida, o médico descola a pele em direção às costelas, até onde for necessário e reaproxima os músculos retos abdominais, colocando-os na posição original, corrigindo hérnias eventualmente existentes e retirando os tecidos em excesso.

Um cuidado especial é tomado em relação ao umbigo, que deve ser reposicionado ou ser corrigida alguma eventual deformidade dele.

Preferencialmente, a cirurgia em mulheres deve ser feita depois que ela já teve todos os filhos que deseja, porque uma nova gravidez pode anular os resultados do procedimento.

No pós-operatório imediato, o paciente deve usar dreno por aproximadamente sete dias, dormir com cabeceira da cama elevada e as pernas dobradas por quinze dias e não tomar sol diretamente na cicatriz nos seis meses após a cirurgia.

Nos dias que se seguem à cirurgia, o abdome estará dolorido e inchado, o que pode requerer analgésicos.

Durante os primeiros dois meses, o paciente (geralmente mulher) deve usar uma cinta de contenção, o que ajuda a reduzir o edema.

Em dez a catorze dias o paciente estará liberado para as suas atividades normais, inclusive dirigir, devendo, contudo, evitar esforços violentos.

Em 30 dias o paciente terá alta total.

Nos primeiros 15 dias, o paciente talvez não consiga estar inteiramente ereto, ficando algo curvado para frente, o que aos poucos vai se normalizando.

No primeiro mês após a cirurgia, o paciente deve evitar levantar os braços além da linha dos ombros ou distender demais o abdome. Durante algum tempo, o abdome terá a sua sensibilidade diminuída, o que, aos poucos, retornará ao normal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gente o umbigo ficou muito próximo da cicatriz não gostei

Unknown disse...

também não gostei a cicatriz deve ficar baixa e o umbigo no lugar certo