Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Andadores para crianças: sim ou não?



Essa é para você decidir:

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) condena os andadores e o Canadá proibiu o uso do aparelho.

Por quê? Basicamente, porque o aparelho pode causar acidentes graves, às vezes até fatais e ainda atrasa o desenvolvimento motor dos bebês ao diminuir o esforço deles para andar.

Além disso, os andadores não trazem nenhum benefício ao desenvolvimento das crianças, como demonstrou pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Afinal, as crianças aprendem a andar mesmo SEM andador e não há nenhuma demonstração de que o aparelho facilite o processo.

Infelizmente, mesmo assim os andores ainda são muito comuns entre nós.

Uma criança começa a dar seus primeiros passos por volta de 12 meses de idade.

Os andadores conferem à criança uma autonomia de movimentos rápidos que ela ainda não está apta para usar. Assim, eles podem carregá-la para situações perigosas sem que elas possam evitá-las.

Podem disparar em rampas, se aproximarem perigosamente de panelas, tomadas ou escadas; chocar-se contra objetos; travar suas rodinhas; revirar, etc.

Além disso, o aparelho pode atrasar o desenvolvimento psicomotor da criança, visto que criar dificuldades motoras ajuda na superação delas e o andador faz justamente o contrário.

Com o andador a criança não usa os músculos que ela precisa para andar e, assim, eles não ficam bem desenvolvidos. Por outro lado, queima etapas, diminuindo ou suprimindo a importante etapa do arrastar-se ou engatinhar.

Além disso, dispensando os adultos de dar a mão à criança ou colocá-la no colo os deixa menos atentos à criança.

O risco maior com os andadores são as quedas.

Como o bebê em geral “capota” sobre o andador seu órgão de choque é a cabeça.

O mínimo que pode acontecer é um “galo” enorme, mas pode também acontecer um acidente de maiores consequências como, por exemplo, um traumatismo craniano mais grave.

Os andadores, contudo, não têm apenas aspectos negativos. Pode-se ver a alegria das crianças ao descobrirem que podem ter mais liberdade.

A criança brinca com ele como um carrinho. Como dissemos, eles parecem em nada contribuir com o desenvolvimento da criança, mas tampouco prejudicam.

Deve-se decidir se esse lado positivo compensa os riscos. Parece que não. Mas, se ainda assim, você decidir usar o andador com seu filho, observe o seguinte:

•Esteja atento (a) ao bebê o tempo todo. Não se distraia fazendo outras coisas. Isso pode evitar quedas.

•Só coloque no andador crianças acima de nove meses de idade.

•Limite o tempo de uso do andador em cerca de vinte minutos, no máximo duas vezes ao dia.

•Compre um andador de base bem larga, que tem menos chance de virar.

•Só deixe a criança andar em chão plano e livre de tapetes, fios, sapatos, brinquedos ou quaisquer outros objetos.

•Nunca deixe uma criança usar um andador em locais onde haja escadas por perto.

Nenhum comentário: