Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Programa de Peso 8



Mastigue bem os alimentos!

Não tenha pressa na hora de comer, pois, quando se tem urgência para comer, a gente acaba comendo mais do que o necessário!

Além disso, comer "com calma" faz com que tenhamos um melhor aproveitamento dos alimentos, ao degluti-los melhor pré-digeridos.

Enquanto comemos devagar, nosso organismo vai liberando, também, substâncias responsáveis pela sensação de saciedade, fato que se estabelece em aproximadamente 15 minutos, a partir da primeira "engolida".

Então, comer todas as garfadas de arroz com feijão muito rapidamente faz com que a gente se descontrole e acabe terminando de comer antes do período de qiunze minutos e ingerindo bem mais do que realmente a gente precisaria.

Há um estudo que afirma que quanto maior o número de "mastigadas" que a gente dê durante uma refeição, maior o estímulo das papilas gustativas e maior a satisfação emocional e física durante a refeição.

Evidente que o contrário também vale: quanto mais rápido a gente come, menor o grau de satisfação com a refeição, gerando até uma leve sensação de frustração.

Então, prepare os alimentos para uma refeição mais longa: não deixe os alimentos em tamanhos muito pequenos, para que sua mandíbula possa trabalhar mais e gerar um tempo um pouco maior para sua refeição.

Um exemplo legal: a cenoura crua, além de mais saborosa e nutritiva do que quando cozida, dá mais trabalho para comer e maior satisfação durante a refeição.

Mais uma dica: prefira alimentos sólidos ao invés de sopas ou cremes, que, de certo modo, já vêm "pré-digeridos".

Divida a mastigação dos alimentos entre os dois lados da boca, para aumentar ainda mais o estímulo das papilas gustativas da língua e elevar o grau de saciedade.

Quando mastigamos dos dois lados da boca, nosso cérebro "entende" mais rápido que já está na hora de parar de comer...

Nenhum comentário: