Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mais sobre fibromialgia



É um quadro de dores crônicas esparsas pelo corpo, mais proeminente na região cervical e membros superiores.

Atinge cerca de 2,5 % da população mundial, sendo na maioria das vezes atingidas as pessoas do gênero feminino.

Não apresenta causas orgânicas bem definidas, nem mesmo lesões em tecidos ou alterações laboratoriais e, em função disso, não é reconhecida por muitos médicos, embora seja, de acordo com os catálogos de doenças, uma "entidade nosológica".

O tratamento é baseado em antidepressivos (?), analgésicos e fisitoerapia.

Mas, um estudo da Universidade Virginia Comminwealth, da Escola de Enfermagem, sugere firmemente que as visualizações terapêuticas - técnicas de meditação guiada por instruções gravadas podem auxiliar bastante na percepção das dores e melhorar o quadro geral.

Setenta mulheres foram submetidas aos testes com gravações, diariamente. Estas gravações conduzem a imaginar cenas agradáveis e situações favoráveis e a média das pacientes apresentou melhoras significativas de seus quadros.

Aí está mais um recurso para o tratamento da Fibromialgia!

Um comentário:

Unknown disse...

Eu sofro muito com essa doença.
E uma dor no corpo todo e uma fadiga enorme. E acordo com sono... É uma coisa horrível. Por mim ficava o dia todo na cama...
Eu trabalho no comércio, fico em pé então me dói os pés, incham tenho queimação na sola do pé.
É HORRÍVEL. Espero que encontrei logo o remédio certo, a cura dessa doença.