Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Inflamação de ovários ou Ooforite




Ooforite (ou ovarite) é uma inflamação de um ou de ambos os ovários. A grande resistência da estrutura dos ovários e a sua localização de difícil acesso aos germes patogênicos, torna raro o aparecimento de uma inflamação autóctone desses órgãos. Por isso, a ooforite isoladamente é uma condição pouco comum e mais frequentemente ela é uma extensão do comprometimento da trompa de Falópio (tubo que liga os ovários ao útero e a cuja infecção se denomina salpingite).

As ooforites, quando acontecem, geralmente são causadas por bactérias como os estreptococos, estafilococus, gonococos (sim, gonorréia)ou bacilos do grupo coli (bactérias intestinais que migram para o aparelho reprodutor, por conta de algum fator imunológico). A endometriose, pela possibilidade que tem de gerar glândulas ou estromas de endométrio nos ovários torna-o mais suscetível a inflamações.

Os principais sinais e sintomas da ooforite são:

•Dor aguda na região pélvica que pode se estender a todo o abdome.

•Febre, mal-estar, vômitos.

•Disúria.

•Sangramento vaginal.

Nenhum desses sintomas, contudo, é específico, o que torna o diagnóstico mais difícil.

Como não há sintomas clínicos específicos que permitam um diagnóstico de certeza apenas pela história clínica, a presença ou ausência de certos sinais comuns a toda Doença Inflamatória Pélvica (DIP) podem ser de ajuda no exame físico:

•Dor à palpação na região abdominal inferior.

•Dor à palpação e percussão no hipocôndrio direito, geralmente exacerbada pela tosse e pela inspiração.

•Febre.

•Dor à palpação nas regiões anexiais.

•Dor à mobilização do colo do útero.

•Secreção vaginal ou cervical anormal.

•Sinais de irritação peritoneal.

O diagnóstico deve ser complementado com um hemograma completo; exame de urina; velocidade de hemossedimentação; avaliação microbiológica, se possível; ultrassonografia pélvica; radiografia simples do abdome e, por fim, laparoscopia. Esses exames tanto ajudam a precisar o diagnóstico como afastar outras possíveis patologias, uma vez que a ooforite pode ser confundida com outras situações médicas importantes como gravidez ectópica; apendicite aguda; litíase ureteral; rotura de cisto ovariano; endometriose, etc.

O tratamento deve ser feito com medicações específicas para combater os agentes infecciosos (antibióticos) e com medicações sintomáticas para dor, febre ou vômitos, conforme o caso.

9 comentários:

Anônimo disse...

E tem cura depois do tratamento?

Carlos Alberto Rey disse...

Se for APENAS uma inflação, sim!

Anônimo disse...

Adorei seu artigo, tenho dor na regiao pelvica ha mais d oito meses, faço exames d sangue e urina e todos saem normais, e a dor aguda persiste...

Unknown disse...

fui no hospital e me diagnosticaram q tenho uma bacteria,mas não me disseram qual era,e q tenho um obscessotubulo ovariano sinto muita dor ,nei imagino q seja isso mas to fazendo tratamento de 14 dias eu e meu marido,queria saber se tem cura isso se não é necessario fazer cirlugia ?

Carlos Alberto Rey disse...

Suzy: abscessos podem ser tratado através de cirurgia ou com medicamentos.
Só há como afirmar qual seria seu caso com a avaliação física e resultados de exame "na mão".
Minha sugestão é que você converse com outro profissional (ginecologista) para pedir uma opinião que possa lhe inspirar confiança.

Unknown disse...

Fui diagnosticada com caxumba ha seis dias e ha tres dias sinto colicas identicas as menstruais, porem com leves pontadas do lado direito e esquerdo da regiao pelvica e muitas secreçoes transparentes ou esbranquiçadas que exalam odor difernte. Nao estou proxima da menstruacao, existe risco de ser ooforite?

Carlos Alberto Rey disse...

Bruna: existe!

Kaká. disse...

Há um ano tenho esses sintomas, dor ao urinar, fadigas, corrimento amarelado, dor no ato sexual, cólicas menstruais fortes, dor no ovário direito. Quando fui ao médico fui diagnosticada com infecção urinária por Klebsiella Pneumoniae, fiz o tratamento e ela acabou, porém os sintomas continuaram. Já tomei amoxicilina e metronidazol mas nada resolveu. Meu caso pode ser ooforite? Pelo tempo ele pode ter causado sérios danos? Tenho muito medo de ficar infertil, consigo marcar consultas médicas a cada dois meses praticamente, é muito difícil, estou com medo.

Carlos Alberto Rey disse...

Kaká, só tem uma maneira de resolver seu problema: passar por um ginecologista. Tem que fazer avaliação clínica e provavelmente exames também.