Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Como lidar com o medo causado por tiroteios?




Tiroteiros são algo que estão, infelizmente, se tornando cada vez mais frequentes. Como lidar com o medo que acompanha esse problema?

O medo é a primeira reação ao acontecimento e é importante entender que esse é um sentimento normal. Porém, se algo está aumentado a sensação, é interessante reduzir os estímulos a isso. Para ajudar a lidar com a ansiedade que surge logo após o evento, se afaste da televisão e do computador. É importante saber o que aconteceu, mas colha as informações o quanto antes e evite acompanhar a cobertura minuto-por-minuto. Também é importante limitar o contato de crianças com as mídias.

Lembre-se que as crianças também sentirão medo. Para ajudá-las converse sobre o que ocorreu e ensine-as a expressar seus sentimentos de formas construtivas. Elas podem até mesmo ajudar os adultos a fazerem trabalhos voluntários, escrevendo cartões para os sobreviventes e tendo outras ações simples.

As famílias devem ficar unidas. Pais devem cuidar de si mesmos e fornecer ajuda médica caso as crianças tenham problemas para superar o trauma.

Um comentário:

Roberto Silva disse...

A ligação entre violência e psicofármacos

Segundo uma investigação dos 14 tiroteios dos últimos anos nos EUA, eles foram cometidos por aqueles que haviam feito uso destes medicamentos, que alteram o comportamento, ou estavam privados de seu consumo. Além disso, nos 14 casos, 7 estavam se tratando com psiquiatra (5) ou psicólogo (2). Sobre os outros casos nada se sabe. Quantos psicofármacos foram prescritos?