Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O que é 'Doppler'?




O doppler é uma das modalidades da ultrassonografia. A ultrassonografia é um método de produzir, em tempo real, imagens em movimento das estruturas e órgãos do corpo, graças ao efeito Doppler, descoberto em 1852 pelo físico austríaco Johann Christian Andreas Doppler (foto acima).

Segundo ele, há uma alteração da frequência nas ondas (sonoras ou outras) percebidas pelo observador em virtude da aproximação ou afastamento entre ele e a fonte sonora.

A ciência conseguiu transformar essa descoberta em imagens e utilizá-la na Medicina. Hoje pode-se obter imagens que permitem determinar o sentido e a velocidade de circulação do sangue nos vasos sanguíneos e nas cavidades cardíacas. O sentido do fluxo sanguíneo é mapeado nas cores azul e vermelha, conforme o sentido de circulação do sangue.

O exame chamado doppler passou então a ser um inestimável auxílio no estudo da circulação, sendo empregado não só no diagnóstico e acompanhamento de doenças, mas também na área da obstetrícia para seguimento e avaliação da gestante e do bebê. O procedimento pode ser empregado em qualquer porção circulatória, mas seu uso tem sido mais frequente na análise da circulação nas carótidas.

O paciente deve estar deitado em uma maca. O exame é feito por meio de um aparelho semelhante a uma lanterna, deslizado manualmente sobre a pele, o qual emite ondas sonoras inaudíveis pelo ouvido humano que são captadas de volta como ecos emitidos pelas hemácias e transformadas em imagens.

Um gel é aplicado sobre a região a ser examinada para permitir melhor contato e deslizamento do aparelho. O exame dura de 30 a 60 minutos, tem grande precisão diagnóstica, é indolor e pode ser repetido inúmeras vezes, permitindo um acompanhamento minucioso da evolução ou dos resultados terapêuticos de muitos quadros patológicos.

O exame geralmente é feito por um médico especialista em ultrassonografia e, em geral, não exige nenhum preparo prévio ou, no máximo, um jejum de algumas horas, conforme o tipo de exame.

O doppler fornece imagens dinâmicas, em tempo real, da rede vascular e do fluxo sanguíneo de diversas partes do corpo, sem usar nenhuma radiação e sem apresentar efeitos colaterais, possibilitando e contribuindo para o diagnóstico de várias patologias. Na gestação, o exame ajuda a determinar se os principais órgãos do feto estão sendo bem irrigados e com oxigenação normal, além de avaliar a circulação do cordão umbilical e do coração.

Alguns exemplos de exames com o Doppler

• Ultrassonografia com Doppler de abdome

• Ultrassonografia com Doppler de carótidas e vertebrais

• Ultrassonografia com Doppler de outras artérias e veias

• Ultrassonografia com Doppler da bolsa escrotal

• Ultrassonografia com Doppler de globos oculares

• Ultrassonografia com Doppler de mamas

• Ultrassonografia com Doppler da região pélvica, masculina ou feminina

• Ultrassonografia com Doppler transretal ou transvaginal

• Ultrassonografia com Doppler das vias urinárias

• Ultrassonografia com Doppler do sistema porta

• Ultrassonografia com Doppler da tireoide

Nenhum comentário: