Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Suplementação de magnésio ajuda a melhorar força muscular respiratória em pacientes com fibrose cística.





O magnésio é um dos mais importantes minerais no corpo. Embora alguns estudos tenham demonstrado que pacientes com fibrose cística têm carência de magnésio, nenhum estudo internacional avaliou a importância da suplementação de magnésio por via oral nesses pacientes.

O estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), divulgado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, investigou de forma prospectiva os efeitos em longo prazo da suplementação de magnésio por via oral sobre a força muscular respiratória usando o escore clínico de Shwachman-Kulczycki (SK) entre crianças e adolescentes com fibrose cística (FC).

Este estudo incluiu 44 pacientes com FC que foram aleatoriamente designados para receber magnésio ou placebo durante 8 semanas com um período de descanso de 4 semanas entre os ensaios.

Todos os pacientes foram submetidos a tratamento convencional da fibrose cística. O protocolo experimental incluiu avaliação clínica, avaliação da concentração urinária de magnésio e medições da pressão inspiratória máxima (PImáx) e pressão expiratória máxima (PEmáx). A pressão inspiratória máxima foi o resultado primário.

A concentração urinária de magnésio estava aumentada após a administração de magnésio. Além disso, PImáx e PEmáx melhoraram significativamente somente após a administração de magnésio. A administração de magnésio teve um efeito benéfico sobre as variáveis clínicas avaliadas.

Os resultados mostraram que a suplementação oral de magnésio ajudou a melhorar a pontuação do escore clínico e a força muscular respiratória em pacientes pediátricos com fibrose cística.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Dr., venho aqui entrar em contato pois estou inciando também um blog sobre saúde e dicas para quem deseja cursar medicina.

Estou a procura de sites para realizar parcerias de troca de links, ou até mesmo para usar artigos do meu blog com base de pesquisa e ao final do artigo colocar um link para meu site, estou precisando divulgar o mesmo, sou iniciante na área de blogs e sou apaixonada por medicina.

Entrei em contato com o senhor, leio todos os seus artigos, se conseguir me dar essa ajudinha, o link do meu blog é www.medicinafaculdade.com


Muito obrigada desde já, um beijo.