Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sarna ou escabiose





A escabiose, popularmente chamada de sarna, é uma infestação parasitária da pele que pode ocorrer tanto em seres humanos como em animais. É causada por um parasita minúsculo, nem sempre visível, que produz intenso prurido.

A infecção em animais é causada por uma espécie diferente de ácaros, mas muito relacionada a aqueles que causam a infestação no homem. A sarna canina, capaz de trazer um grande sofrimento ao animal se não tratada, não é transmissível ao ser humano.

Quais são as causas de escabiose?

A doença é transmitida por contato direto e relativamente prolongado entre as pessoas como abraço, luta, relação sexual, mãe amamentando o bebê, etc. Também pode resultar do compartilhamento de roupas íntimas ou objetos.

Trata-se de uma infestação por um ácaro (veja abaixo), o Sarcoptes scabiei, e não está associada diretamente com a falta de higiene. É frequente em ambientes de aglomerações como quarteis, colégios, presídios, etc.




O parasita alimenta-se da queratina, uma proteína própria da camada superficial da pele. Em geral, a infestação começa entre os dedos das mãos e daí espalha-se para outras áreas do corpo.

Quais são os "sintomas" da escabiose?

Os sintomas mais característicos são alérgicos e, por isso, pode haver um atraso significativo no alívio dos mesmos, mesmo depois que os parasitas tenham sido erradicados.

O ácaro perfura a pele em questão de minutos e a penetra, produzindo ”túneis” pelos quais as fêmeas depositam os ovos, o que leva a um prurido intenso, associado a lesões de pele causadas pela perfuração e, posteriormente, pelas coçaduras.

A lesão típica da sarna é um pequeno trajeto linear pouco elevado, ligeiramente avermelhado, corresponde aos “túneis” escavados sob a pele. Em geral, estas lesões são deformadas pelas coçaduras e, quase sempre, o que se encontra são pontos escoriados ou recobertos por crostas. A elas, seguem-se infecções secundárias, com surgimento de pústulas e crostas amareladas.

A infestação atinge principalmente as áreas mais finas e aquecidas da pele como punhos, axilas, ventre, nádegas, seios e órgãos genitais.

Como o médico diagnostica a escabiose?

O exame direto das lesões, bem como os sintomas clínicos costumam ser suficientes para não deixar dúvidas, mas pode-se ainda proceder a exames complementares confirmatórios.

Como se trata a escabiose?

O tratamento é feito à base de inseticidas ou escabicidas especiais, que devem ser aplicados no corpo todo, exceto no rosto, por dois ou três dias. A aplicação deve ser repetida depois de sete a dez dias de intervalo para combater os ácaros oriundos de ovos que ainda não haviam eclodido quando da primeira aplicação. Embora os ácaros morram facilmente, as lesões e as infecções secundárias podem demorar a serem curadas.

Devido à alta taxa de contágio da infestação, todas as pessoas que mantenham contatos íntimos com o paciente (familiares morando na mesma residência, parceiros sexuais, etc.) devem ser tratados preventivamente com os mesmos procedimentos.

O tratamento medicamentoso se faz em geral com a aplicação tópica do creme de permetrina a 5%, uma aplicação à noite, por seis noites consecutivas ou aplicação diária de loção e xampus de deltametrina por 7 a 10 dias. Como existem contraindicações ao uso, um médico (clínico geral, pediatra ou dermatologista) deve ser sempre consultado.

Em mulheres grávidas deve ser usado o enxofre diluído em petrolatum.

Podem ser usados anti-histamínicos e sedantes, com o objetivo de aliviar o prurido.

Atualmente já existem remédios por via oral que são eficientes no tratamento da escabiose.

Como alguns dos sintomas da sarna humana são alérgicos, pode haver um atraso significativo no alívio dos mesmos após os parasitas serem erradicados.

Tem jeito de prevenir a escabiose?

• As roupas de cama e as de uso pessoal do paciente devem ser trocadas, lavadas e passadas a ferro diariamente até a repetição do tratamento tópico.
• As pessoas do círculo próximo de relações do paciente (parentes, companheiros próximos e parceiros sexuais) devem ser tratadas simultaneamente.
• A pessoa contaminada deve deixar de frequentar a escola, igrejas, clubes ou outros ambientes com aglomerações até o término do tratamento.
• Em ambientes onde haja pessoas confinadas como presídios, por exemplo, há maior dificuldade em erradicar a sarna, uma vez que a infestação é facilmente transmissível.

4 comentários:

Anônimo disse...

Por incrível que pareça, usei um shampoo de pet chamado Derma Gard, a susbstância é peróxido de benzoila e foi alívio imediato! Passou e a pele ficou macia, além de ser menos abrasivo do que o Benzoato de Benzila! Acho que esses parasitas estão ficando mais resistentes às medicações já usadas. Gente, eu rezei de alívio depois de usar esse shampoo indicado para cães e gatos. Já venho usando benzoato de benzila faz umas duas semanas e a coceira sempre volta, principalmente à noite. Mas essa noite tive essa idéia desesperada e parece que deu certo! consegui dormir e até agora os sintomas estão mais amenos, bem leves perto do que estava. Peguei o shampoo numa esponja e ensaboei o corpo duas vezes seguidas num período de 10 minutos cada banho com água super quente. Aliviou e a pele ficou macia e achei que arde menos que o benzoato de Benzila.eport migr

Alex/Maceió. disse...

Uma coisa que também ajuda e raspar os pêlos nas áreas afetadas. Fica mais fácil a aplicação de produtos e os ácaros menos protegidos.
Faz sentido, Doutor?

Ezio disse...

doutor, responda aos comentários, por favor.
ezio/rio de janeiro

Carlos Alberto Rey disse...

Ezio: é para responder quais comentários, por favor?