Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Antidepressivos: um pouco de teoria, com tecla SAP ligada.




São drogas que aumentam o tôno psíquico, melhorando o humor e, conseqüentemente, melhorando o conforto emocional e o desempenho cognitivo de maneira global.

Acredita-se que o efeito antidepressivo se dê às custas de um aumento da disponibilidade de neurotransmissores no Sistema Nervoso Central (SNC), notadamente da serotonina (é um neurotransmissor, isto é, uma molécula envolvida na comunicação entre neurônios. Ela é quimicamente representada pela 5-hidroxitriptamina (5-HT), sendo também frequentemente designada por este nome), da noradrenalina (também chamada de Noraepinefrina, é uma das monoaminas (também conhecidas como catecolaminas que mais influenciam o humor, ansiedade, sono e alimentação junto com a Serotonina, Dopamina e Adrenalina) e da dopamina (importante neurotransmissor no cérebro, produzido por um grupo de células nervosas, chamadas de Neurónios Pré-Sinapticos, que atuam no cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a sensação de motivação), juntamente com a diminuição no número dos neuroreceptores [Trata-se da teoria da chave (neurotransmissor) e da fechadura (neuroreceptor)] e aumento de sua sensibilidade.

Ao bloquearem receptores 5HT2 (da serotonina) os antidepressivos também funcionam para tratamento da enxaqueca.

O aumento de neurotransmissores na fenda sináptica (região de comunicação entre os neurônios ou entre neurônios e células musculares e epiteliais glandulares) se dá através do bloqueio da recaptação da noradrenalina e da serotonina (mecanismo de ação de uma molécula na fenda sináptica, quando modula a disponibilidade de neurotransmissores) no neurônio pré-sináptico (Um neurônio típico tem quatro regiões morfologicamente definidas: dendritos (1), corpo celular (2), axônio (3), e terminais pré-sinápticos (5). Neurônios recebem sinais nervosos de axônios de outros neurônios. A maioria dos sinais é liberada aos dendritos (1). Os sinais gerados por um neurônio são enviados através do corpo celular (2), que contém o núcleo (2a), o "armazém" de informações genéticas. Axônios (3) são as principais unidades condutoras do neurônio. O cone axonal (2b) é a região na qual os sinais das células são iniciados) ou ainda, através da inibição da Monoaminaoxidase (MAO), que é a enzima responsável pela inativação destes neurotransmissores.

Será, portanto, nos sistemas noradrenérgico o serotoninérgico do Sistema Límbico (unidade "responsável" pelas emoções) o local de ação das drogas antidepressivas empregadas na terapia dos transtornos da afetividade.

Amanhã continuaremos.

Nenhum comentário: