Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Olho seco





O olho seco é uma doença crônica, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes.

Os sintomas são de ardor, irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldade para ficar em lugares com ar condicionado ou em frente ao computador e olhos embaçados ao final do dia.

Estima-se que cerca de 10% da população adulta apresente sintomas ou sinais de olho seco. A maioria dos casos está ligada à diminuição da produção lacrimal associada ao envelhecimento e alterações hormonais que ocorrem na menopausa e andropausa. Olho seco também pode estar relacionado a trauma (queimaduras térmica e química), doenças reumatológicas, algunsmedicamentos, uso de lentes de contato e outras doenças do sistema imunológico. Os sintomas podem piorar quando há exposição a determinadas condições do meio ambiente (poluição, ar condicionado e computador).

O diagnóstico é baseado na combinação das informações do paciente, exame oftalmológico e dos resultados de um ou mais testes. É importante que os testes sejam realizados numa seqüência lógica para minimizar alterações nos testes subseqüentes.

R.Holzchuh em colaboração de oftalmologistas do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, analisam a influência do tratamento feito com a oclusão parcial punctal térmica na superfície ocular do olho seco relacionados com a síndrome de Sjögren.

Trinta e sete olhos de 19 pacientes (3 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, 49,11 ± 14,33 anos de idade) com ceratoconjuntivite seca foram incluídos neste estudo. Superior e inferior

A oclusão parcial superior e inferior foram realizados em ambos os olhos sob anestesia tópica usando a ponta de cautério térmico.As avaliações foram antes e após 24 semanas e após 24 meses do procedimento. Todas as medições foram realizadas sob clima controlado.

Os valores médios dos testes melhoraram após 24 semanas e manteve-se estável após 24 meses mostrando ser um adequado tratatamento da sindrome do olho seco relacionado com a síndrome de Sjögren*.

* Síndrome de Sjögren ou síndrome de Goujerot-Sjögren é uma desordem autoimune na qual as células imunes atacam e destróem as glândulas exócrinas que produzem lágrimas e saliva. A condição recebe o nome em homenagem ao oftalmologista sueco Henrik Sjögren (1899-1986), primeira pessoa a descrevê-la. A síndrome é também associada com distúrbios reumáticos como a artrite reumatóide e é positiva para fator reumatóide em 90% dos casos. Os sintomas-chave da síndrome de Sjögren são a boca seca (xerostomia) e olhos secos. Além disso, a síndrome de Sjögren pode causar secura da pele, nariz e vagina, podendo afetar outros órgãos do corpo, incluindo os rins, vasos sanguíneos, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro. Nove em cada dez pessoas com a síndrome são mulheres e a idade média de início da síndrome é o final da quarta década de vida. No entanto, a síndrome pode ocorrer em todos as faixas etárias e em ambos os sexos. Estima-se que atinja 4 milhões de pessoas nos Estados Unidos, sendo no país a segunda doença reumática auto-imune mais comum.


Fonte :: Curr Eye Res. 2011 Jun; 36 (6) :507-12

Nenhum comentário: