Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Helicobacter pylori: dificuldades para o tratamento.





Está crescendo a resistência do Helicobacter pylori ao levofloxacino.

A resistência aos antibióticos é diretamente relacionada à perda de eficácia de terapias atualmente aceitas para o Helicobacter pylori.

Um estudo publicado no Journal of Antimicrobial Chemotherapy analisou a susceptibilidade dos isolados de H. pylori a seis antibióticos convencionais atualmente utilizados em uma região do norte da Espanha. 71 isolados foram obtidos a partir de biópsias gástricas de 76 pacientes adultos consecutivos que sofrem de úlcera péptica, dispepsia ou câncer gástrico Testes de sensibilidade foram realizados para a amoxicilina, ciprofloxacino, levofloxacino, claritromicina metronidazol e tetraciclina.

As taxas de prevalência de resistência foram as seguintes: amoxicilina, 1,4% (IC 95% 0,0 a 7,6); claritromicina, 14,7% (IC 95% 7,3 a 25,4); ciprofloxacino, 14,3% (IC 95% 7,1 a 24,7); levofloxacino, 14,5% (IC 95% 7,2 a 25,0); metronidazol, 45,1% (IC 95% 33,2 a 57,3) e tetraciclina, 0% (IC 95% 0,0 a 5,1).

Esse estudo confirma uma taxa crescente de resistência ao levofloxacino, que é igual a da claritromicina na Espanha.

Este fato pode refletir um uso mais amplo e indiscriminado dos antibióticos antigos e poderia ser responsável por uma perda de eficácia clínica de regimes contendo levofloxacino.

De qualquer modo guarde sempre a informação de que este micróbio PRECISA ser erradicado da flora gástrica, pois tem potencial para provocar problemas mais graves do que simples dificuldades digestivas para o portador.

Procure um médico para fazer seu tratamento, pois ele estará atualizado para indicar o tratamento adequado.

Um comentário:

Blogs da escritora Teka Castro disse...

Este texto me assustou um pouco, ainda mais que hoje em dia pelo corre corre diário, as pessoas comem qualquer porcaria. E, além disso é bastante interessante e recomendo a todos.