Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Alguns anti-hipertensivos podem aumentar o risco de "gota".

Bloqueadores dos canais de cálcio e losartan estão associados a um menor risco de gota entre pessoas com hipertensão arterial. Já os diuréticos, bloqueadores β, inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), bloqueadores dos receptores da angiotensina II não-losartan podem aumentar o risco de ter a doença.

Para determinar as relações independentes entre o uso de medicamentos anti-hipertensivos e o risco de gota1 entre pessoas com hipertensão arterial foi realizado um estudo caso-controle publicado pelo British Medical Journal (BMJ).

Depois dos ajustes estatísticos necessários, os resultados mostraram que os bloqueadores dos canais de cálcio e o losartan estão associados a um menor risco de gota1 entre pessoas com hipertensão arterial. Já os diuréticos, bloqueadores β, inibidores da enzima conversora da angiotensina e os bloqueadores dos receptores da angiotensina II não-losartan estão associados a um risco aumentado para esta patologia.

Fonte: BMJ, de 12 de janeiro de 2012

Gota: é uma doença reumatológica, inflamatória e metabólica, que cursa com hiperuricemia (elevação dos níveis de ácido úrico no sangue) e é resultante da deposição de cristais do ácido nos tecidos e articulações. Foi descrita pela primeira vez por Hipócrates, no século V a.C.. É uma afecção comum, ocorrendo de 0,2 a 0,3/1000 na população geral. Sua maior incidência ocorre entre os 30-50 anos de idade, com predomínio do sexo masculino (95%). No sexo feminino ocorre geralmente após a menopausa.

Nenhum comentário: