Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Para crianças, brincar é importante, sim!





Pesquisa realizada no Instituto de Psicologia (IP) da Universidade de São Paulo (USP) comprova o que muitos já sentiam na prática: crianças têm contato com brinquedos e jogos educativos se desenvolvem melhor.

A pesquisa envolveu crianças de duas creches comunitárias de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e mostrou que mesmo os bebês podem se beneficiar desses jogos. Quando o bebê aperta, morde, senta, joga, enfim, explora o brinquedo, desencadeia nele o prazer de estar com aquele objeto. Essas novas sensações e experiências são fundamentais para seu desenvolvimento, descreve a pesquisa.

Os brinquedos e jogos educativos não são caros e atendem crianças de várias idades. Os usados pela pesquisa foram: quatro bolas de tamanhos e cores diversos, caixa de encaixe, chocalho, livro de banho [de plástico, para ser usado por bebês durante o banho] e potes de empilhar.

Dá saudade do tempo no qual as crianças brincavam livremente nas ruas, sem preocupações com violências ou outras exposições, como as drogas, que no final também geram violência.

Nenhum comentário: