Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Risco cardiovasculares de alguns antiinflamatórios!




Naproxeno e ibuprofeno são mais seguros em relação aos riscos cardiovasculares dos anti-inflamatórios.

Ensaios clínicos têm destacado os riscos cardiovasculares do uso de anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) em doses elevadas. Um estudo, publicado pela revista PLoS Medicine, fornece estimativas de risco dos AINHs em doses individuais típicas em ambientes comunitários.

Uma revisão sistemática foi realizada envolvendo estudos de observação clínica controlados e realizados na comunidade.

Os principais eventos cardiovasculares associados ao uso individual de AINHs, em diferentes doses e em populações de baixo e de alto risco para desenvolver tais eventos, foram avaliados.

Alguns pares de drogas foram comparados nas análises. Trinta estudos caso-controle incluindo 184.946 eventos cardiovasculares e 21 estudos de coorte (São estudos observacionais onde os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição, sendo seguidos para avaliar a incidência de doença) descreveram os resultados observados em mais de 2,7 milhões de indivíduos expostos.

Dos medicamentos amplamente estudados (dez ou mais estudos), os maiores riscos observados foram com o rofecoxibe (Vioxx) e com o diclofenaco (Voltaren).

Os menores riscos foram encontrados com o uso de ibuprofeno e naproxeno.

Dos medicamentos menos estudados, o etoricoxibe (Arcoxia), o etodolac (Flancox) e a indometacina (Indocid) tiveram os maiores riscos. Nas comparações por pares de medicamentos, o etoricoxib teve um risco relativo maior do que o ibuprofeno (Alivium).

O naproxeno (Flanax) apresentou risco significativamente menor do que o ibuprofeno.

Esta revisão sugere que, entre os AINHs amplamente utilizados, o naproxeno e o ibuprofeno em baixas doses são menos prováveis de aumentar o risco cardiovascular.

O diclofenaco nas doses disponíveis para compra sem prescrição médica eleva o risco. Os dados para o etoricoxib foram escassos, mas em pares de comparações essa droga tinha um risco relativo significativamente maior do que o do naproxeno ou do ibuprofeno.

A indometacina é uma droga mais antiga, mais tóxica e as evidências sobre o risco cardiovascular lançam dúvidas sobre seu uso clínico continuado.

Fonte: PLoS Medicine

observação: os nomes comerciais entre parênteses são apenas sugestões para reconhecimento de qual medicamento mais comum se trata.

Um comentário:

Unknown disse...

Após fazer cirurgia de uma lesão do menisco,o médico receitou Flancox 400 mg. Tomei apenas um comprimido e me deu um calor tão grande no rosto, ficando vermelhinho, que liguei para o médico e ele mandou parar de tomar.