Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Facilitando a vida para averiguar o coração!




Ressonância Nuclear Magnética e Tomografia Computadorizada de Múltiplos Detectores contribuem
para um diagnóstico mais preciso de problemas cardíacos.

O desenvolvimento tecnológico proporcionou avanços inegáveis nos métodos diagnósticos utilizados nos dias atuais.

O coração sempre foi um órgão de difícil abordagem pelos métodos de imagem disponíveis, em razão de sua característica de movimentação constante.

Hoje, é inegável a contribuição que os novos equipamentos de Ressonância Nuclear Magnética (RNM) e de Tomografia Computadorizada de Múltiplos Detectores (TCMD)trouxeram para a investigação não invasiva das doenças do coração.

Sua aplicação ainda carece de estudos mais aprofundados e com maior número de pacientes, mas já se pode vislumbrar um futuro promissor, baseado em inúmeros trabalhos publicados em revistas de grande credibilidade e na opinião de cardiologistas experientes e de grande conhecimento científico.

Entre as diversas indicações clínicas de doenças cardiovasculares, para cujo diagnóstico mais preciso esses equipamentos podem contribuir, destaca-se a doença arterial coronária, pela sua prevalência e gravidade em nossa população.

A RNM pode fornecer uma avaliação com alta sensibilidade e especificidade tanto na morfologia e função dos ventrículos, como na pesquisa de isquemia e detecção de áreas de necrose miocárdica.

Com a técnica do realce tardio (utilizada para detecção de áreas de necrose - morte - tecidual, podemos quantificar regiões de infarto do miocárdio prévios e áreas que apresentem viabilidade miocárdica com potencial de recuperação funcional, passíveis de tratamento por revascularização.

Uma das grandes vantagens do uso da RNM é a não utilização de contraste nefrotóxico, o que permite seu uso em pacientes com disfunção renal. Já a utilização da TCMD na avaliação diagnóstica da doença arterial coronária é hoje uma realidade.

Entre suas aplicações a determinação do escore de cálcio por meio da quantificação da calcificação das artérias coronárias tem grande utilidade na abordagem dos pacientes com risco intermediário e pode determinar mudanças no esquema terapêutico desses indivíduos.

A angiotomografia das artérias coronárias vem conquistando seu espaço entre os métodos diagnósticos e, em breve, deverá ter suas aplicações bem definidas, pois são inúmeros os estudos realizados nos principais centros médicos do mundo com o objetivo de encontrar sua melhor utilização.

É inegável sua contribuição nos casos de pacientes que apresentem testes funcionais não diagnósticos ou conflitantes. Da mesma forma, a avaliação de estenose intrastent e de enxertos coronários também pode ser feita por esse método, com boa acurácia diagnóstica, quando bem
indicados. Finalmente, nos casos de dor torácica aguda em que o diagnóstico não esteja claro, por meio de protocolos específicos, pode-se fazer o diagnóstico diferencial com dissecção aórtica e embolia pulmonar.

Sabe-se que o diagnóstico clínico envolve muitas variáveis e que o conhecimento médico e a experiência profissional não devem ser menosprezados quando se busca esclarecer a origem de um sintoma.




fonte: texto modificado do Dr. Emílio Montuori Neto.

Nenhum comentário: