Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bronquite





Bronquite é a inflamação dos brônquios que conduzem o ar da traqueia aos alvéolos pulmonares, e vice-versa, dificultando dessa forma a respiração.

A inflamação dos brônquios pode ser causada por uma infecção ou por fatores irritativos, tóxicos ou alergênicos. As bronquites infecciosas podem ser agudas ou crônicas, podem ser causadas por vírus ou bactérias e ocorrem principalmente no inverno. Geralmente elas são consequências de sinusite crônica, bronquiectasias ou alergias. As bronquites irritativas, não infecciosas, podem ser causadas por vários agentes químicos ou mecânicos como, por exemplo, poeiras, vapores, poluição, etc.

Os sintomas iniciais se parecem com um resfriado comum (ou a bronquite se segue a ele): dificuldades de respiração e chiados relacionados com a obstrução das vias aéreas, febre, tosse, corrimento nasal, calafrios, expectoração, dores da musculatura intercostal do peito ou das costas e inflamação na garganta.

O diagnóstico da bronquite é feito basicamente pela história clínica, a qual ajuda a definir se a doença é aguda ou crônica. Ao exame do tórax, o médico notará alterações na ausculta (roncos e sibilos), mas também poderá solicitar exames complementares como radiografias, exames do escarro, análises do sangue ou uma espirometria para medir a capacidade pulmonar. A radiografia do tórax ajuda a monitorar o desenvolvimento da bronquite e sua possível evolução para uma pneumonia.

Os broncodilatadores ajudam a facilitar a passagem do ar pelos brônquios e pela traqueia. Podem ser usados sob a forma de comprimidos, xaropes, nebulizações e sprays (bombinhas). Os corticoides, ao diminuírem as reações inflamatórias, ajudam a controlar outros sintomas.

Os antibióticos devem ser usados nos casos em que haja infecção bacteriana; eles não têm efeito nas infecções virais. Devem sempre ser prescritos por um médico e usados da maneira como foram aconselhados.

Medicações mucolíticas e fluidificantes diminuem a viscosidade do catarro e com isso descongestionam as vias respiratórias e melhoram a respiração. Além isso, devem ser mantidos cuidados gerais como repouso, hidratação e nutrição adequada.

Se o paciente for tabagista, o cigarro deve ser proibido. Deixar de fumar não faz a doença regredir, mas retarda ou detém o seu avanço.

As terapias de reabilitação respiratória ensinam os pacientes a respirar melhor. A oxigenoterapia pode melhorar os sintomas e aumentar a expectativa de vida.

A principal medida preventiva é deixar de fumar, se for o caso. Como isso é muito difícil, o paciente deve ser ajudado com tratamentos específicos.

A vacinação anual contra a gripe (influenza) e o pneumococo é uma providência necessária uma vez que ambos pioram a bronquite.

Nenhum comentário: