Pesquisar este blog

domingo, 30 de outubro de 2011

Algumas informações sobre depressão





De acordo com a Organização Mundial da Saúde as estimativas e os números com relação aos transtornos psiquiátricos são preocupantes, particularmente a questão da depressão.
De acordo com os últimos levantamentos efetuados, a depressão atinge mais de 350 milhões de pessoas no mundo todo.

As estimativas para a década de trinta apontam na direção de que este problema seja a principal causa de perdas por incapacidade, sendo, portanto, um grave problema de saúde pública.

As perdas financeiras em função dela são elevados e o custo total de despesas com a doença cresce a cada ano, lembrando que mais da metade das pessoas atingidas por ela não têm acesso a um tratamento adequado e que o gasto efetivo com a depressão pode ser ainda maior do que com o diabetes e com a hipertensão juntos.

Ainda referindo as estimativas, afirma-se que os antidepressivos serão a classe de medicamentos mais vendidos no planeta.

Aqui no Brasil, já ocupa a quarta colocação no ranking de medicamentos mais vendidos, após anti-inflamatórios, analgésicos e anticoncepcionais.


É importante ressaltar que a prescrição de antidepressivos por parte de médicos não psiquiatras tem crescido bastante, para justificar o crescimento das prescrições.

Mesmo assim, avalia-se que em 30 a 60% dos casos os médicos clínicos não identificam a depressão, o que quer dizer que o médico generalista ainda não está adequadamente preparado para atender os casos de depressão.

O tratamento da depressão tem início na década de 30 do século passado, quando se recomendava o uso de anfetaminas para tratar a depressão, mas depois percebeu-se que a melhora do tratamento não se sustentava e, pior, ao longo do tempo, havia um agravamento do quadro.

Na década de 50, observou-se que um medicamento, a iproniazida, que era utilizada para tratar a tuberculose, parecia melhorar os sintomas da depressão. Em função desta observação, as pesquisas se acentuaram e, por conta disso, nascia a primeira classe de medicamentos efetivamente direcionados para o tratamento da depressão, chamados então de inibidores da monoaminoxidase.

Na mesma época surgiu a imipramina, apresentada em um congresso de psiquiatria, em Zurique. Este medicamento foi sintetizado quando tentavam descobrir um novo antialérgico, mas depois perceberam que sua estrutura era semelhante à dos antipsicóticos do grupo das fenotiazinas, e, por conta disso foi utilizado no tratamento de pacientes com esquizofrenia, que não melhoravam dos sintomas psicóticos, mas apresentavam melhoras com relação ao humor.

Surgia, então, outra classe de medicamentos para o tratamento da depressão, os chamados tricíclicos.

Ambos são reconhecidos como fazendo parte da primeira geração para tratamento da depressão, mas atualmente são pouco utilizados por conta da toxicidade e dos efeitos colaterais.

Todas as pesquisas da época geraram teorias para entender a própria depressão e as doenças mentais, já que fora demonstrado que os agentes psicotrópicos eram capazes de modificar estados mentais. Assim as doenças foram deixando de serem analisadas sob o ponto de vista filosófico para terem um contexto biológico particular.

Nenhum comentário: