Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Medicamentos ou produtos não autorizados para comercialização: cuidado!




Na pressa de ganhar músculos, frequentadores de academias de ginástica recorrem a produtos que são vendidos irregularmente como suplementos alimentares, mas contêm substâncias perigosas e que podem provocar dependência.

Tivemos um caso, desvendado no ano passado, de um "medicamento" que estaria sendo importado da China e que era indicado para auxiliar de emagrecimento. Em sua formulação deveria haver apenas substratos de laranja, mas tinha cerca de 30 mg de cloridrato de sibutramina em sua composição, colocadas sem o conhecimento das Autoridades de Saúde.

O remédio "Divine Shen" realmente tirava a fome, mas pudera, com o DOBRO da dose preconizada habitualmente de sibutramina, não tinha como não fazer isso!

O problema é o risco que esse tipo de medicamento pode gerar para o paciente, pois, por exemplo, nesta dose é previsível que possa acontecer crises hipertensivas em alguns pacientes, deixando-os sob risco de problemas cardiológicos, renais e cerebrais, além de outros.

Mas não é só este o caso, pois nele o medicamento teria passado pelo crivo de Autoridades Sanitárias, que certamente não verificaram adequadamente o produto para liberá-lo para as farmácias. A preocupação maior é com estes produtos que são "importados" sem qualquer análise e vendidos em locais dos mais variados, inclusive por pessoas que, de boa fé ou não, vendem-nos no meio as pessoas que frequentam as academias de ginástica espalhadas pelo País.

Já tive a oportunidade de assistir alguns alunos entregarem cápsulas para outros alunos fazerem um test drive de algo, sem embalagem, sem qualquer discriminação, antes do treino e depois perguntarem se o outro quer adquirir aquele tal produto com ele. Insano! Eu jamais tomaria qualquer medicamento ou produto sem saber o que é, qual a origem e para que serve, além de ter um opinião médica a respeito, claro. Neste caso a minha própria opinião!

Cuidado com o que você tomar para ficar "sarado"! Nem tudo o que reluz é ouro! Os produtos na propaganda são sempre ótimos! Procure um médico, não confie no Dr. Google! Não confie em informações de leigos!

As substâncias que "aparecem" na fórmula do produto podem acelerar as batidas do coração, aumentar o fôlego, relaxar os músculos, ampliar as sensações de prazer e de bem estar. São promessas de efeitos que costumam cobrar um preço alto do organismo. Além do mais, algumas dessas substâncias podem provocar dependência...

Os efeitos colaterais mais frequentes de um desses produtos são:

- sensação de formigamento nos pés e nas mãos
- aslterações de pressão arterial
- taquicardia
- enjoo
- tontura
- desmaio
- dor de cabeça

Nenhum comentário: