Pesquisar este blog

domingo, 21 de agosto de 2011

Cogumelos




Conhecidos desde a antigüidade por seus efeitos de cura, essas arvorezinhas exóticas eram consideradas pelos egípcios e chineses uma dádiva dos deuses. Lá, do outro lado do mundo, elas são consumidas há milhares de anos e são tão corriqueiras para esses povos quanto a batata e o arroz para os ocidentais. Mas ainda bem que nós, brasileiros, nos rendemos a esse alimento, apesar de ser tão diferente para nossa cultura — essa afinidade surgiu há pouco mais de 2 décadas. Por sorte, de lá pra cá, conseguimos nos adaptar à consistência e ao sabor (estranhos ao nosso paladar) e lançar mão de suas qualidades nutricionais, que podem ser muito bem aproveitadas nas mais diversas receitas, das mais simples às sofisticadas.

A proteína encontrada no cogumelo, quando comparada à da carne bovina, é quase 2 vezes maior. O que significa uma excelente opção para quem tem uma alimentação que exclui carne vermelha. A quantidade de proteínas que o fungo fornece é compatível com a soja, um dos grãos mais ricos nesse nutriente. O campeão nesse sentido é o shitake, com 34% de sua composição.

Além disso, a maioria das espécies contém aminoácidos essenciais e são fontes de vitaminas, sais minerais, carboidratos e gorduras insaturadas. Resumindo: tudo que faz bem à saúde. E as vantagens não param por aí. Além de extremamente nutritivos, eles são indicados para quem faz dieta, devido ao seu baixo teor calórico. Cem gramas, que equivalem a 4 colheresde sopa cheias, possuem em média 30 calorias e quase nada de gorduras saturadas (que fazem mal ao coração).

Eles são uns dos poucos alimentos onde encontramos os 21 aminoácidos essenciais ao corpo. Para se ter uma idéia, os vegetais contêm 20 deles.

E não é só. Essas iguarias também são riquíssimas em fibras solúveis.

Componentes fundamental para auxiliar o bom funcionamento do intestino, são valiosas para prevenir câncer de cólon e reto, que vêm aumentando assustadoramente a cada ano.

Para completar, os cogumelos fornecem ainda vitaminas B1 e B2, que auxiliam o metabolismo energético e o fortalecimento da musculatura; vitamina C, um poderoso antioxidante que aumenta a resistência do organismo e melhora a absorção de ferro; fósforo, que juntamente com o cálcio ajuda a manter os ossos e dentes saudáveis e ainda é fundamental para absorção e transporte de diversos nutrientes; folato, substância com função regenerativa das atividades cerebrais, estimula a memória e previne contra doenças como o mal de Alzheimer; e lipídios, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais e que funcionam como reserva de energia do corpo.

Nenhum comentário: