Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Seroquel




O que é e para que serve ?

O Seroquel. é a Quetiapina, um neuroléptico do grupo dibenzotiazepina. Suas principais indicações são para o tratamento da esquizofrenia e do transtorno do humor bipolar tanto em fases maníacas como depressivas, principalmente para os pacientes que não se beneficiaram com os antipsicóticos clássicos. Sua principal indicação é para o tratamento das síndromes psicóticas, principalmente para os pacientes que não se beneficiaram com os antipsicóticos clássicos

Como é usado ?

A dose de início depende da patologia mental a ser considerada, conforme abaixo:
.. Esquizofrenia – dose inicial de 50 mg no primeiro dia, aumento para 100 mg no segundo dia, aumento para 200 mg no terceiro dia e assim sucessivamente até 600 mg; se necessário chegar até a dosagem de 750 mg ao dia, dividida em duas tomadas.
.. Transtorno do Humor Bipolar
• Mania – dose inicial de 100 mg no primeiro dia, aumento para 200 mg no segundo dia, aumento para 300 mg no terceiro dia e assim sucessivamente até 600 mg; se necessário chegar até a dosagem de 800 mg ao dia, dividida em duas tomadas.
• Depressão – dose inicial de 50 mg no primeiro dia, aumento para 100 mg no segundo dia, aumento para 200 mg no terceiro dia e, finalmente, 300 mg no quarto dia, em dose única noturna.

Principais efeitos colaterais
Os principais costumam ser sonolência, vertigem,prisão de ventre, tontura ao levantar-se e boca seca, principalmente no início do tratamento.

Ingestão concomitante com outras substâncias: Enquanto estiver em tratamento com SEROQUEL® (fumarato de quetiapina), não tome nenhum outro medicamento sem o consentimento de seu médico. Evite ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento com SEROQUEL® (fumarato de quetiapina).

Contra- indicações e precauções: SEROQUEL® (fumarato de quetiapina) é contra- indicado em todos os casos de hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula do produto.

SEROQUEL® (fumarato de quetiapina) pode provocar algum aumento de peso, especialmente no início do tratamento. Portanto, procure comer moderadamente neste período.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir autos e operar máquinas:
Devido ao seu efeito primário no sistema nervoso central, a quetiapina pode interferir com atividades que requeiram alerta mental. Durante o tratamento não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem ser prejudicadas.

Considerações importantes
O risco de anomalias na formação fetal é desconhecido, e até o momento não há relatos de acontecimentos nesse sentido, contudo deve-se sempre pesar riscos versus benefícios.

58 comentários:

ANDREA COIFFER disse...

boa tarde ,tenho um amigo que necessita deste remedio com urgencia mais sua situaçao financeira esta comprometida por causa de tantos medicamentos ,temos laudos de internaçao na clinica da gavea no rj é urgente podem ajudar?
grata andrea cristina costa cardoso
tel 21 78545353 deaccardoso@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde Dr. Carlos.
Estou diante de um dilema. Meu médico receitou Cloridrato de Imipramina 25mg/dia, e já tem algum tempo que tomo e ele tem me ajudado muito.
Recentemente ele me receitou tomar, juntamente com Imipramina, ÁCIDO VALPRÓICO e QUETROS. Ou seja, 25 mg de Imipramina á noite, mais 25 mg de Ácido Valpróico mais 25mg de QUETROS, tudo junto, à noite. O Sr. poderia por caridade tecer algum comentário a respeito desta atitude do meu médico? Muito grato.

Carlos Alberto Rey disse...

Há muitos casos nos quais há indicação plena para a associação de medicamentos, como talvez seja seu caso... Não há o que comentar sem conhecer sua situação clínica: sinto muito...

Anônimo disse...

Olá, Dr. Carlos! Meu nome é Déborah e gostaria de consultá-lo sobre minha irmã. Ela tem, como eu, medos constantes,maus pensamentos e a sensação de que algo trágico irá acontecer aos que ela ama. Meu médico me passou há cinco ano Cloridrato de Sertralina, 200 ml dia. No entanto, o médico dela receita Seroquel e Rivotril. Tenho certeza que ele está enganado, pois o que ela tem é muito parecido com o que eu sinto, apesar de que nela, acontece com maiores prejuízos, pois ela nem vai trabalhar. O que o senhor me aconselha a fazer?

Carlos Alberto Rey disse...

Pedir a opinião de outro médico...

Anônimo disse...

Bom dia, Levei meu filho sw 18 anos para uma avaliação com psiquiatra este més, poi achei que necessitava de um parecer que não fosse só de psicologo. éle é uma adolecente timido e se percebe varios medos incomuns para a idade e uma necessidade de aprovações de outros para tudo que ele faz. Já teve crises de esteria uma com 6 a e outra com 17. o medico passou Queropax 25mg. Pode comentar a conduta?

Carlos Alberto Rey disse...

Sinceramente, comentar sobre um caso que eu não assisti, não é possível. Sinto muito...

Heloisa Maria Paes de Souza disse...

Boa tarde.
Gostaria de saber se há efeitos colaterais sérios para os pacientes tratados com fumarato de quetiapina por muitos anos. No meu caso, faço uso de 100 mg/dia desde dezembro de 2008. Cabe ressaltar que tenho transtorno bipolar, meu pai era esquizofrênico. Faço uso desse medicamento e tenho qualidade de vida indiscutível: nesse período casei, trabalho e concluí um mestrado. Grata.

Heloisa Maria Paes de Souza disse...

Boa tarde.
Gostaria de saber se há efeitos colaterais sérios para os pacientes tratados com fumarato de quetiapina por muitos anos. No meu caso, faço uso de 100 mg/dia desde dezembro de 2008. Cabe ressaltar que tenho transtorno bipolar, meu pai era esquizofrênico. Faço uso desse medicamento e tenho qualidade de vida indiscutível: nesse período casei, trabalho e concluí um mestrado. Grata.

Carlos Alberto Rey disse...

Nestas questões devemos lembrar sempre a relação efeitos X benefícios.
Todos os medicamentos têm prós e contras..

Anônimo disse...

Meu marido está tomando, por indicação médica fumarato de quetiapina e recebeu uma amostra grátis de hemifumarato de quetiapina. Há alguma diferença entre eles? A dosagem de ambos é a mesma: 25 mg. Grata.

Carlos Alberto Rey disse...

Pelas informações em farmacologia, trata-se do mesmo produto com denominações diferentes.

Anônimo disse...

Por indicação de minha Psiquiatra, estava tomando 25mg de quetiapina, a noite, e resolvi parar (hoje é o 5o dia sem tomar) porque estava engordando. Fiquei impressionada, pois estava desmotivada, cansada, sempre com sono e mal humorada ao levantar, quase sempre com dor de cabeça e sem vontade de levantar e de viver. Agora, aos poucos, estou voltando ao normal. Porque? Grata. Eloah

Carlos Alberto Rey disse...

A razão para tudo o que você sentiu é simples: o medicamento não é o indicado para seu caso.

Unknown disse...

Comecei o tratamento com quetiapina por outros motivos mas acabou com meu mal mais antigo: ZUMBIDO DE OUVIDO.
Estou postando isso porque sei quanto o zumbido incomoda e já estava conformado em morrer com ele. Não é um milagre?

Douglas disse...

Olá Dr. Sou Douglas e comecei a tomar o Quetros. Esse remédio causa dependência?

Carlos Alberto Rey disse...

Não, o medicamento não causa dependência.

Unknown disse...

Bom dia Dr. Quero saber se o quetiapina fumarato pode causar cardiomiopatia ou miorcadia?

Carlos Alberto Rey disse...

Por favor, leia post de hoje a respeito da quetiapina...

Paola disse...

Olá Dr! Tomo quetipin 100mg e lamitor 100mg a noite. Tenho um casamento pra ir e gostaria de tomar uma cervejinha. Se eu ficar um dia sem tomar os remédios, posso beber?

Carlos Alberto Rey disse...

Não é recomendável que fique sem os medicamentos e tampouco que ingira bebidas alcóolicas em função de seu tratamento.

Unknown disse...

Meu nome é Cacilda,Bom dia DR!Meu Médico passou pra mim o medicamento lamotrigina 25 mg durante dez dias e depois aumenta para 50 mg,eu gostaria de sabe ser esse medicamento engorda?

Carlos Alberto Rey disse...

Lamotrigina habitualmente não leva à obesidade.

Unknown disse...

Dr. Carlos, boa tarde. Minha mãe de 80 anos está tomando quetiapina 25 mg há 30 dias (toma também venlafaxina 150 mg). Ela tem reclamado de fraqueza nas pernas e um incômodo nas mesmas como se fosse uma agitação que ela tenta de todas as formas minimizar mas não consegue. Gostaria de saber se nessa dose ela poderia estar sentindo esses sintomas. Obrigada. Jaqueline.Meu e-mail é jaqls@ig.com.br.

Carlos Alberto Rey disse...

A quetiapina pode ser, sim, a causa do desconforto de sua mãe. Melhor conversar com o médico que prescreveu a medicação.

anonima disse...

Dr. Hoje já possui algum outro medicamento mais avançado que o seroquel? Que não engorde, nem altere colesterol e estes outros sintomas como este incomodo nas pernas? Já cheguei a pensar que estaria sofrendo de síndrome das pernas inquietas

Carlos Alberto Rey disse...

Existe: é só conversar com seu médico que ele certamente irá lhe orientar adequadamente.

Unknown disse...

Dr. Carlos, gostaria que me esclarecesse uma dúvida. Faz aproximadamente um ano que tomo 25mg de hemifumarato de quetiapina , 50 mg de sertralina e mais ou menos dez que tomo puran 100mcg. Nunca tive colesterol e agora está alto, também o TSH está acima, só que a um mês atrás ele estava normal.Será que houve um engano no exame, ou o TSH pode aumentar em que de um mês. E o colesterol pode ser por causa da quetiapina.

Carlos Alberto Rey disse...

Pode ser erro no exame, problemas secundários à medicação e pode ser que não tenha a ver com a medicação.
As três possibilidades existem e precisam ser investigadas pelo seu médico!

Unknown disse...

Estou tomando esse remédio 25 mg por indicação do neuro, para controlar minhas enxaquecas, está certo? Pode ter essa finalidade?. Obrigada e boa noite!!

Unknown disse...

Estou tomando esse remédio 25mg para enxaqueca. Está correto. Tomo 1 antes de dormir para controle. Obrigada.

Carlos Alberto Rey disse...

Não conheço essa proposta deste medicamento...

Unknown disse...

Boa noite Dr. Qual a diferença do seroquel de 25mg e o seroquel de 50 mg, o de 50 mg é mais forte?

Carlos Alberto Rey disse...

Sim, Adriana, quanto maior a dose, maior a intensidade de efeito de um medicamento.
Por isso, é "mais forte".

Unknown disse...

olá, tenho para DOAÇÃO 4 CAIXAS DE QUETIAPINA 25mg,tive alta medica já faz algum tempo.Se tiver interesse mande um email para Leandra le.dje@hotmail.com moro na zona sul de São Paulo, mando por correio.

Mipri disse...

Boa tarde doutor. Após uma tentativa de suicídio ha 3 anos e 7 meses, fui encaminhada a um psiquiatra que me diagnosticou com transtorno bipolar. Tomo 900mg de lítio, 200 ml de quetiapina e 300mg de Bup dia. Após engordei 30 kg e não consigo emagrecer. As vezes tomo Amato 25 MG em períodos de extrema compulsão. Meu médico diz que não posso parar com nenhum desses medicamentos. O que faço para perder peso e medidas?

Carlos Alberto Rey disse...

Mipri: mimnha sugestão é que você procure um endocrinologista.
Há clínicas especializadas em emagrecimento como a Clínica Ravenna, que você pode encontrar em São Paulo e Brasília.
Evidentemente, são apenas sugestões.

Unknown disse...

Olá Dr. Carlos
Estou em tratamento pelo CID 32.3. Faço uso de Lexapro 20 mg, Rohydorm 2 mg, Depakote ER 500 mg, Biperideno 8 mg e Seroquel 300 mg. Além disso faço tratamento contra o vírus HIV há 9 anos, tomo Efavirenz 500 mg lamivudina e zidovudina. A barra não tá facil, viu? Doutor, sofro muito efeitos colaterais dos dois casos clínicos. Gotaria de questionar-lhe até que ponto um tratamento interfere no outro ou de que forma as medicações psiquiátricas podem reagir com o coquetel e colaborar para efeitos colaterais tão fortes?

Carlos Alberto Rey disse...

Anderson: a combinaçaõ destes medicamentos é de resultados imprevisíveis. Não há como imaginar, pelo que li, o que pode acontecer.
Como seu caso tem dois fatores, em seu lugar eu priorizaria o tratamento do HIV e procuraria auxílio da medicina "alternativa" para o tratamento do F32.2. Assim, você reduz os riscos de tantos efeitos indesejáveis.
Com a medicina "alternativa" é possível, no mínimo, reduzir sensivelmente as doses de medicamentos psiquiátricos.
Saudações!

Rubs disse...

Olá dr Carlos. Fui diagnosticado com transtorno bipolar.Estou tomando seroquel xro 100mg e lamictal 50mg 2 vezes ao dia. Isso faz 3 dias e não senti nenhuma ddiferença ou efeito colateral. Isso é normal?

Carlos Alberto Rey disse...

Rubs, normalmente o médico aguarda cerca de quinze dias para avaliar o resultado inicial de seu tratamento.
Ainda é cedo para dizer se você terá ou não algum resultado.

maria.pingo2008@hotmail.com disse...

Olá boa noite estou tomando. Quetros hemifumarato de quetiapina ,tomo para insônia esta certo tomar esse medicamento para meu caso,gostaria de saber se esse remédio vai me viciar e depois não conseguir sair desse medicamento? Obrigado é boa noite.

Carlos Alberto Rey disse...

Maria: este medicamento não é causador de dependência química ou psicológica.

maria.pingo2008@hotmail.com disse...

Bom dia dr Carlos eu de novo, Dr esse medicamento da alteração na diabetes ou cardíaco ? Obrigado de novo

G. disse...

Olá Carlos! Recentemente descobri que umas "crises de abstinência" que tenho quando fico sem tomar o Seroquel por mais de 24h., na verdade, tem a ver com o efeito dele sobre a Histamina.
Sempre que esquecia de tomar e falava com minha médica, ela dizia que eu ficava naquele estado (com o corpo TODO vermelho, empolado, coçando, suando frio, enjoada, com nariz, olhos, ouvido e garganta coçando) porque quando não tomava o Seroquel e consequentemente ficava agitada e nervosa, daí a crise. O que não é verdade, uma vez que ele inibe a Histamina e quando não o tomo, ela "vem com tudo", desencadeando tais crises. E tinha a mesma reação se ficasse sem tomar Fenergan (que também inibe a histamina), e que só consegui me livrar dele depois da minha médica administrar Amplictil junto a ele.
Você poderia fazer um post explicando sobre o Seroquel e a Histamina?

Carlos Alberto Rey disse...

Gabriela: vou tentar fazer o post que você pediu. Fique atenta no Blog, por favor!

Carlos Alberto Rey disse...

Maria Pingo; sugiro a leitura do post de hoje para esclarecimentos sobre a Quetiapina.

Unknown disse...

Boa noite Dr Carlos, Tem algum remédio sem efeito colateral ou que não deixa dependente ,já tem uma semana que estou tomando quetros quetiapina é hoje eu parei de tomar por conta fui buscar ajuda por causa da insonia ,eu durmo mas acordo como se tivesse "chapado" nem estou indo fazer acadêmia por causa das tonturas não sinto as pernas a cabeça parece que tem uma tonelada,marquei retorno ao meu Dr mas só tem mês que vem, droga não aquento mas essa maldita insônia, só tenho 26 anos é pareço um "craqueiro" não durmo,gostaria de saber se tem algum remédio pra me fazer uso até o mês que vem por que não irei tomar mas esse quetiapina,estava lendo esse medicamento altera colesterol ,pressão ,diabetes,obrigado dr ate mais.

Carlos Alberto Rey disse...

Bruno: vale a pena você procurar um médico homeopata para auxiliar você em seu tratamento!

Unknown disse...

Olá Doutor Carlos
Estou tomando Kitapen 25mg e Olcadil 2mg há mais de 03 meses pra depressão e ansiedade que começaram depois de uma gastrite nervosa e síndorme do pânico. Fiquei bom da gastrite e não tive mais sindrome do pânico, porém desenvolvi refluxo gastro-esofágico. Gostaria de saber se algum desses medicamentos podem interferir e até provocar o refluxo. Tem alguns artigos na net falando que medicamentos desse tipo relaxam o esfincter esofagiano e podem provocar o refluxo.

Carlos Alberto Rey disse...

Felipe: qualquer medicamento pode ser agente provocador de problemas digestivos, por vários medicamentos, inclusive estes que você faz uso.
É preciso conversar com seu médico para estudar uma estratégia de controle desta reação indesejável.

Dioni Miriam disse...

doutor este remedio é bom para insonia
hemifumarato de quetiapina e paroxitina ele mandou tomar a noite os dois mas nao tenho conseguido dormir o que o senhor acha?

Carlos Alberto Rey disse...

Dioni: a Quetiapina não é indicada para o tratamento da insônia.

Anônimo disse...

Olá Bruno! Tbm tentei parar de tomar, não tomo a 3 dias e tbm não durmo a 3 dias... Quando acho q durmo já acordo vendo luzes não sei explicar... Assustada e não durmo mais. Olhos escalados... Terrível. Depois me conte como conseguiu resolver a insônia... Beatriz

nil disse...

Dr. Carlos, bom dia.
Tomo 600mg por dia de Quetiapina e 200mg de Sertralina, conversei com meu psiquiatra sobre meu excesso de peso (esta fazendo muito mal pra mim) como tanto que as vezes tenho vontade de vomitar, mas ele disse que não a nada a ser feito, é para eu reduzir a comida....COMO???
Existe ou não algum tratamento em um endocrinologista, moro em SP capital.
Obrigada

Carlos Alberto Rey disse...

Nil: você já pensou em pedir a opinião de outro psiquiatra para dar andamento em seu tratamento?

Unknown disse...

Olá doutor gostaria de perguntar ao. Senhor sobre o uso contínuo da quetiapina causar falta de apetite com dosagem de 75 mg e também do uso concomitantemente dela com o roacutan (isitritinoina) na bula não cita essa interação mais usei ambos e no dia a noite quando fui tomar a dose da quetiapina me ocasionou taquicardia creio q não foi por causa da quetiapina já q. Esse sintoma só era causado no início do tratamento

Unknown disse...

Olá doutor meu nome é maikon gostaria de tirar uma dúvida esse medicamento a longa prazo me tirou a libido e também o apetite senhor tem algum comentário sobre isso e também outra dúvida será q posso ter interação medicamentosa com o roacutan (isitritinoina) para um tratamento.tô de acne a primeira vez q usei ambos deu taquicardia