Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Diabete: complicações crônicas.

O diabete ataca os vasos sangüíneos, sejam os de pequeno calibre (capilares) ou de grande calibre (vascular). Em conseqüência disso, o diabete mal controlado em apenas cinco anos já mostra sinais de problemas, só que eles ainda não aparecem, pois são "de dentro para fora". Caso o descuido persista, estes sinais se exteriorizam e aparecem as complicações crônicas.

Olhos: geralmente são as primeiras a se manifestar, com perda parcial ou total da visão. A mais conhecida é a retinopatia diabética - com lesão retiniana, claro.

Rins: como são totalmente irrigáveis por capilares, os rins sofrem muito com o diabete, e desenvolvem um quadro conhecido por nefropatia diabética, com lesões dos pequenos vasos renais, perda de proteínas pela urina, elevação da pressão arterial e infecções urinárias recorrentes.

Nervos: os nervos são nutridos por capilares e acabam sendo danificados, gerando problemas com a inervação, com perda de sensibilidade periférica, dores, queimação particularmente à noite, principalmente em membros inferiores.

Vasos sanfüíneos: os vasos mais calibrosos ficam sujeitos a obstruções, o que pode levar a aterosclerose, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, disfunção erétil e outras doenças.

Infecções: o diabete provoca deficiência do sistema imunológico, favorecendo o surgimento dos mais variados tipos de infecções.

Pé diabético: diabético precisa fazer auto-exame dos pés diariamente, pois a falta de sensibilidade associada à queda de imunidade, provoca maiores chances de surgimento de úlceras, feridas, micoses, fissuras que podem se alastrar e causar infecções mais profundas, como uma infecção óssea que tem mais difícil controle (osteomielite). Por conta disso, lavar diariamente os pés com água morna, secar entre os dedos com cuidado, usar calçados confortáveis, verificar se há algum pequeno objeto dentro dos sapatos antes de calcá-los, usar meias folgadas, evitar andar descalço e cortar adequadamente as unhas.

Nenhum comentário: