Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cefaléia pós coito





Quem nunca ouviu que a parceira está com dor de cabeça como desculpa para evitar relações sexuais? Pois é, este tradicional pretexto pode ocorrer realmente, mas durante o ato sexual em si. A doença é denominada cefaléia benigna do sexo, cefaléia sexual, cefaléia orgástica, cefaléia sexual vascular benigna ou cefaléia coital, o nome mais usado.

O problema, que é pouco comum, em geral atinge homens após os 30 anos de idade, sempre precipitada pela atividade sexual.

Estudos indicam que a proporção seja de seis homens para cada mulher e pode aparecer de uma maneira regular ou imprevisível, desaparecendo por algum tempo. Em metade dos pacientes afetados, a dor ocorre apenas uma vez ou em um único surto. Ainda não se sabe exatamente as causas, mas acredita-se que os principais fatores desencadeantes sejam o estresse emocional e o cansaço.

Estudos também sugerem que a origem esteja na contração excessiva dos músculos do pescoço e da mandíbula, estado circulatório hiperdinâmico ou por aumento rápido da pressão arterial durante o ato sexual.

Cerca de metade das pessoas com cefaléia coital pode apresentar também enxaquecas e dor de cabeça desencadeada por outros exercícios físicos. Pela ocorrência em parentes, a doença pode ainda estar relacionada à predisposição genética, tal como se vê nos casos de enxaqueca. O relato dos pacientes indica uma dor difusa, bilateral, predominando na região da nuca, que vai aumentando com a excitação sexual e rapidamente se torna muito intensa e explosiva, atingindo o ápice no orgasmo.

Às vezes ocorrem náuseas e vômitos. Após o término da relação sexual a dor pode melhorar logo ou persistir por várias horas, variando de 1 minuto a 3 horas. Curiosamente pode ocorrer também com a masturbação.

Normalmente não há problemas cerebrais ou cranianos evidentes nestes casos, mas como algumas pessoas podem sofrer sangramento de aneurismas cerebrais, ou rompimento arterial durante o coito, é conveniente a realização de exames neurológicos pelo menos após um primeiro episódio.

Muitos pacientes ficam assustados após a primeira vez que sentem uma dor de cabeça destas e se sentem culpados. Nada que após uma consulta e a realização de exames acalme o paciente. Vale lembrar que a cefaléia coital é benigna. As cefaléias orgásticas podem ser abolidas ou aliviadas pela interrupção da atividade sexual, o que não é muito animador. Há alternativas que permitem que a atividade sexual continue. Pacientes relatam que a dor pode ser evitada se o pescoço ficar mais baixo que o resto do corpo durante a relação sexual. A prevenção com medicamentos pode ser a solução. As drogas devem ser ingeridas poucas horas antes do ato sexual.

fonte: Dr. Antonio Cezar Galvão, neurologista.

5 comentários:

Anônimo disse...

O LOUCO JA NAO BASTA DOR DE CABEÇA...

Anônimo disse...

Alguem sabe quanto tempo demora a cefaleia a passar?

Carlos Alberto Rey disse...

A demora da dor é muito variável, mas um bom analgésico está indicado nessas situações.

Paulo disse...

Cometei que tenho dor de cabeça após o coito e meu urologista disse que era psicológico..tenho cefaléia desdeda infância..geralmente tomo asprina extar forte antes e, as x depois..normalmente funciona. Quando não funciona...demora uns 2-3 dias para passar completamente. Neste caso, o uso de viagra ou similares é totalmente descartado?
att

Carlos Alberto Rey disse...

Não que seja contra-indicado o uso de Sildenafil ou similar, mas estes medicamentos são vaso-dilatadores e, portanto, facilitadores de cefaléia. É preciso usar com cautela, como por exemplo, em doses bem baixas (um quarto de comprimido).