Pesquisar este blog

sábado, 18 de dezembro de 2010

Uso rotineiro de sabonetes antibacterianos por pessoas saudáveis...

A cada dia surgem novos itens de higiene que prometem acabar com os germes. Os sabonetes antibacterianos estão se tornando parte da rotina de higiene das pessoas, mas eles são realmente necessários? Para os médicos, pessoas saudáveis não precisam dessa proteção extra e, em alguns aspectos, o uso excessivo desses produtos pode até ser prejudicial. Já os fabricantes garantem sua segurança e eficácia.

Os sabonetes com agentes bactericidas são indicados apenas em algumas circunstâncias. Não recomendo o uso rotineiro e frequente desses sabonetes para pacientes saudáveis.

Os antibacterianos só devem ser usados em locais em que haja risco maior de contaminação, como hospitais, ou em casos de pacientes que sofrem de infecções de pele. Em casa, para uma pessoa saudável, água e sabão são o suficiente.

O uso de sabonetes antibacterianos tem indicações médicas específicas, como o combate a patologias. Para pessoas saudáveis, não é indicado, pois não há comprovação de benefícios e sim indícios de malefícios...

Nenhum comentário: