Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Oxiuríase

DESCRIÇÃO

Infecção intestinal causada por helmintos. Pode cursar assintomática ou apresentar, como característica principal, o prurido retal, freqüentemente noturno, que causa irritabilidade, desassossego, desconforto e sono intranqüilo.

As escoriações provocadas pelo ato de coçar podem resultar em infecções secundárias em torno do orificio retal, com congestão na região retal, ocasionando inflamação com pontos hemorrágicos, onde encontram-se freqüentemente fêmeas adultas e ovos. Sintomas inespecíficos do aparelho digestivo são registrados, como vômitos, dores abdominais, ternesmo, puxo e, raramente, fezes sanguinolentas. Outras manifestações, como vulvovaginites, salpingites, ooforite e granulomas pelvianos ou hepáticos, têm sido registradas esporadicamente.

Características epidemiológicas

Distribuição universal, afetando pessoas de todas as classes sociais. É uma das helmintíases mais freqüentes na infância, inclusive em países desenvolvidos, sendo mais incidente na idade escolar. É importante ressaltar que, em geral, afeta mais de um membro na família, o que tem repercussões no seu controle, que deve ser dirigido a pessoas que cohabitam o mesmo domicílio.

Não provoca quadros graves nem óbitos, porém causa repercussões no estado de humor dos infectados pela irritabilidade ocasionada pelo prurido, levando a baixo rendimento, em escolares.

Agente etiológico - Enterobius vermicularis, nematódeo intestinal.

São diversos os modos de transmissão:

a) Direta: do orificio retal para a cavidade oral, através dos dedos, principalmente nas crianças, doentes mentais e adultos com precários hábitos de higiene.

b) Indireta: através da poeira, alimentos e roupas contaminados com ovos.

c) Retroinfestação: migração das larvas da região retal para as regiões superiores do intestino grosso, onde se tornam adultas. Os ovos se tornam infectantes poucas semanas após terem sido colocados na região periretal pelas fêmeas grávidas, que migram ativamente do ceco e porções superiores do cólon até a luz do reto e daí para a região periretal, onde fazem a ovoposição.

O ciclo de vida do parasito dura de 2 a 6 semanas. A sintomatologia aparece quando existe um grande número de vermes resultante de infecções sucessivas, que ocorre alguns meses depois da infecção inicial.

Período de infestação: Dura enquanto as fêmeas grávidas expulsam ovos na pele periretal, que permanecem infectantes por uma ou duas semanas fora do hospedeiro.

Complicações: Salpingites, vulvo vaginites, granulomas pelvianos. Infecções secundárias às escoriações.

MEDIDAS DE CONTROLE

Educar a população em hábitos de higiene pessoal, particularmente o de lavar as mãos antes das refeições, após o uso do sanitário, após o ato de se coçar e quando for manipular alimentos.

Manter as unhas aparadas rente ao dedo para evitar acúmulo de material contaminado.

Evitar coçar a região retal desnuda e evitar levar as mãos à boca.

Eliminar as fontes de infecção através do tratamento do paciente e de todos os membros da família.

Troca de roupas de cama, de roupa interna e toalhas de banho, diariamente, para evitar a aquisição de novas infecções pelos ovos depositados nos tecidos.

Manter limpas as instalações sanitárias.

Nenhum comentário: