Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Após ser recusado pelo FDA, novo remédio para obesidade ajudaria diabéticos a perder peso.

Novo estudo da Arena Pharmaceuticals mostrou que seu medicamento Lorcaserin ajuda obesos diabéticos a perder peso. Em outubro, a droga não foi aprovada para o tratamento da obesidade pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador de medicamentos nos Estados Unidos, por dúvidas sobre sua eficiência, além de potencial risco de desenvolver câncer.

A agência pediu que a farmacêutica mostrasse o resultado de seu último teste com 604 obesos diabéticos. Após 1 ano, 37,5% dos pacientes que tomaram 10 mg da droga duas vezes por dia perderam pelo menos 5% de seu peso corporal, comparado com 16,1% dos que estavam tomando placebo. Com o uso do remédio, os pacientes perderam em média 4,5% de seu peso, ou 4,7 quilos contra 1,5% ou 1,6 kg do grupo de controle.

A empresa afirmou que o remédio ajuda a melhorar os níveis de glicose, colesterol e triglicérides e tem como efeitos colaterais dores de cabeça, infecções respiratórias e dor nas costas.

O remédio

Lorcaserin é um ativador da serotonina como a fenfluramina, uma das drogas que formavam o coquetel fen-phen, que já foi usada para tratar a obesidade. Segundo a empresa, seu composto é mais seletivo nos receptores e por isso evita problemas cardíacos (um dos motivos para que remédios fen-phen não serem mais comercializados). O número de pessoas no teste que desenvolveu problemas nas válvulas do coração foi insignificante para fazer análises.

A droga da Arena é uma das três novas que buscam aprovação do FDA para o tratamento da obesidade. Também em outubro, a agência negou a aprovação para o Qnexa da Vivus. Em dezembro, deve ser analisado o Contrave, da Orexigen Therapeutics.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oba! Quem sabe finalmente um remédio que vai me ajudar na luta contra a obesidade. Espero que liberem ele logo. Mesmo que eu tenha que importar vou experimentar.

Eu tinha esperanças com a tal da Sibutramina antes mas meu médico não deixou eu usar por algum motivo =/