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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Unifesp simplifica teste de déficit de atenção!

Novo método apresenta roteiro mais simples para leitura dos resultados.

Pesquisadores do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo finalizaram pesquisa que propõe um método simplificado de diagnóstico clínico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que ajudaria o trabalho clínico de psicólogos, médicos e demais profissionais que lidam com o transtorno.

O novo método consiste de um roteiro mais simples para a leitura dos resultados dos testes de desempenho contínuo, usados para o diagnóstico.

A pesquisa concluiu que é possível resumir os 15 resultados apresentados por avaliação em 5 itens. Não há, efetivamente, proposta para mudar o teste, mas a forma de corrigi-lo e avaliá-lo para diminuir a subjetividade.

A busca por mais precisão no diagnóstico do TDAH é um dos principais desafios para o tratamento adequado da disfunção, que hoje acomete mais de 5% das crianças e dos adolescentes no mundo, estimam os pesquisadores. Hoje, a subjetividade do avaliador é grande. Se o mesmo caso passar por dez psicólogos, cada um pode dizer uma coisa diferente dos outros.

Eu estou na torcida para que esse "novo método" seja efetivo para conduzir melhor o diagnóstico do problema e, particularmente, a prescrição de metilfenidato (Ritalina, Concerta), que tem vários aspectos negativos e exige muitos cuidados.

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