Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

Trabalhar demais pode ser tentativa de fuga dos problemas pessoais.

Aproximadamente 8% dos trabalhadores em todo o mundo devotam mais de 12 horas por dia a seu emprego, segundo estudo da Universidade Jaume I, na Espanha. E esse comportamento “workaholic” - como são chamadas as pessoas viciadas em trabalho - indicaria a busca por uma fuga dos problemas pessoais.

Pessoas são workaholics apenas se, além de trabalharem excessivamente, trabalham compulsivamente com o objetivo de reduzir a ansiedade e os sentimentos de culpa que têm quando não estão trabalhando.

Avaliando a utilidade da Escala Holandesa de Vício em Trabalho, os pesquisadores observaram que cerca de 12% da população espanhola sofria desse problema psicossocial, trabalhando mais de 50 horas por semana. Segundo os autores, o vício pode ser caracterizado como a “atividade de trabalho extrema, com as pessoas trabalhando fora de seu horário de trabalho, aos finais de semana e feriados, inabilidade de delegar, envolvimento desproporcional com o trabalho e foco no trabalho em detrimento da vida”.

Mas... há tratamento para os "workaholics". Primeiro passo: reconhecer que é. Segundo passo: procurar outra motivação para a vida. Quem sabe, resolver os problemas de ordem familiar...

Nenhum comentário: