Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O ciúme afeta a visão (literalmente)...

Os pesquisadores da Universidade de Delaware, EUA, sugerem que os resultados de seu estudo revelaram algo profundo sobre as relações sociais e a percepção: ao que parece, as emoções podem literalmente afetar a visão.

A pesquisa – publicada no periódico Emotion - observou relacionamentos heterossexuais de casais em relações românticas em um experimento feito em laboratório. Os casais foram postos em frente a computadores e separados fisicamente. Inicialmente, homens e mulheres deveriam executar uma ação de identificar determinadas figuras e ignorar outras.

Enquanto o primeiro experimento acontecia, os pesquisadores interromperam as ações e anunciaram que os homens deveriam também ver e classificar, em termos de atratividade e beleza, uma série de imagens de mulheres (e que não apareceriam nas telas das mulheres).

Ao final do experimento, a conclusão foi que as mulheres com maiores níveis de ciúme, identificadas por meio de questionários, não conseguiam se concentrar em suas tarefas de seleção de imagens com níveis de erros assustadores após saberem que seus parceiros olhavam com atenção fotos de outras mulheres. Isso foi chamado pelos pesquisadores de “cegueira induzida pela emoção”.

Por enquanto, os resultados não foram observados nos homens. E esse é o próximo passo, dizem os pesquisadores: fazer o paralelo da mesma emoção entre homens e mulheres.

Nenhum comentário: