Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Papai Noel é um perigo para a saúde pública, alerta especialista

Um recente estudo da Universidade Monash, na Austrália, sugere que a imagem do Papai Noel pode ser prejudicial para a saúde pública, por promover a obesidade, a condução de veículos sob efeito do álcool e em alta velocidade, e, de forma geral, estilos de vida pouco saudáveis. Em artigo publicado este mês no British Medical Journal, o pesquisador Nathan Grills destaca que “Papai Noel precisa afetar a saúde em apenas 0,1% para prejudicar milhões de vidas”.

Os pesquisadores realizaram uma revisão de literatura e de material da internet para avaliar o potencial impacto negativo do Papai Noel na saúde pública. E observaram que, entre as crianças americanas, esse personagem é o único mais conhecido do que Ronald McDonald, o palhaço da rede de fast foods. Porém, como este, Papai Noel costuma ser associado à venda de alimentos não saudáveis e, em alguns cartões de natal, ainda aparece fumando cachimbo, fora o fato de ser tradição, em alguns países, deixar um tipo de bebida alcoólica para desejar ao bom velhinho uma boa viagem.

Em tom de brincadeira, outro fator citado pelos pesquisadores é que Papai Noel tem grande potencial de propagar doenças infecciosas, pois, se ele espirrar ou tossir dez vezes por dia, todas as crianças que sentam em seu colo podem ganhar, como presente de Natal, uma gripe ou resfriado. Baseados em todas essas evidências, os especialistas defendem que a imagem do bom velhinho seja usada para promover um estilo de vida mais saudável.

Nenhum comentário: