Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Olhos vermelhos!

Pode ser conjuntivite.

O que é conjuntivite?

A conjuntivite1 é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que cobre a parte branca dos olhos e o interior das pálpebras.

Quais são os sintomas?

Olho vermelho na parte branca e irritado.
Sensação de que tem areia no olho, causando grande incômodo.
Edema e coceira nas pálpebras.
Secreções. O aspecto da secreção varia com o agente causador da conjuntivite, podendo ser amarelada e espessa ou transparente e aquosa. Durante o sono, estas secreções podem secar nos cílios levando a um desconforto ao acordar.

Quais são as causas?

Pode ser causada por uma infecção5 viral ou bacteriana, ser resultado de uma reação alérgica ou de uma irritação devido à fumaça, poluição ou raios ultravioleta.

A conjuntivite bacteriana é comum e pode ser causada por vários tipos de bactérias. A conjuntivite viral geralmente ocorre por epidemias causadas pelo vírus do resfriado comum ou pelo vírus Herpes simplex, que causa herpes labial.

É uma condição que pode ser muito contagiosa se causada por vírus ou bactérias.

A lesão geralmente aparece em um dos olhos, mas a contaminação do segundo olho é bastante comum, principalmente pelo contato da própria mão do indivíduo contaminado no olho.

Qual o tratamento?

Os sintomas podem ser aliviados com o uso de lágrimas artificiais.

O tratamento específico vai depender da causa e precisa ser avaliado por um oftalmologista, que é o médico responsável pela saúde dos seus olhos.

Geralmente são usados colírios antialérgicos, colírios ou pomadas de antibióticos, colírios antivirais ou corticoides tópicos, dependendo do agente etiológico.

Na maioria das vezes, os sintomas desaparecem em 48 horas, mas o tratametno deve ser seguido durante todo o tempo de prescrição para garantir a erradicação da infecção.

O que fazer para evitar uma conjuntivite?

Lave as mãos antes de tocar nos olhos.
Não compartilhe toalhas ou qualquer outro objeto de uso ocular.
Evite a exposição a substâncias químicas que podem lhe causar alergias.
Cuidado com piscinas públicas.
Evite o contato com indivíduos que estão com conjuntivite. Caso toque a mão de uma pessoa que está com conjuntivite, lave suas mãos antes de colocá-las nos seus olhos.
Proteja seus olhos com óculos de sol com proteção contra raio ultravioleta.

Nenhum comentário: