Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bulas de remédios terão letras maiores para facilitar leitura.

As dificuldades para ler a bula do remédio que o médico receitou podem acabar em breve. Uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que todos os laboratórios terão de fornecer bulas com letras maiores do que o tamanho atual nas caixas dos medicamentos. As novas regras foram publicadas nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União e já começaram a valer hoje.

O objetivo da resolução é facilitar a leitura dos pacientes e obrigar as empresas a darem informações mais claras sobre quantidade, características, composição e apresentação dos medicamentos. As bulas também devem explicar qual deve ser a idade mínima do paciente para tomar o medicamento com segurança. Além disso, versões das bulas em Braille e em áudio terão de ser fornecidas para pessoas que têm deficiência visual.

A indústria farmacêutica tem até janeiro de 2011 para se adequar. O fabricante que não estiver de acordo com as regras até esta data será autuado por infração sanitária. A empresa poderá ser notificada ou interditada, e condenada a pagar multa de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão, de acordo com a Anvisa.

Essas mudanças não bastam: é preciso reavaliar o texto, o objetivo e o teor das informações nas inúmeras bulas impressas no País. Há muitas informações desnecessariamente incluídas e que precisariam ser discutidas, para verificar se é o caso de ser mantidas ou não.

Nenhum comentário: