Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Bacon e salame podem ser fatores causais para Alzheimer e Parkinson.



Doenças neurovegetativas como Alzheimer e Parkinson podem ter como fatores auxiliares causais alimentos enriquecidos com nitratos e nitritos, além de fertilizantes, encontrados nos mais variados tipos de alimentos, particularmente em bacon e salame, que são compostos alimentares curados que recebem, em sua fabricação, os componentes já citados.
Segundo autores do Rhode Island Hospital, de Providence, Estados Unidos, através de publicação do Journal of Alzheimer’s Disease, estes produtos podem danificar o DNA humano e provocar envelhecimento precoce, sendo potencialmente, também, agentes importantes no surgimento de outras doenças degenerativas, como o Diabetes tipo 2.
Embora não exista estudos populacionais comprovando tal associação, os pesquisadores observaram uma correlação positiva entre o aumento no uso desses compostos nos Estados Unidos e o número de casos de Alzheimer, Parkinson e Diabetes tipo 2, desde a década de 60 do século XX, o que não se relacionou com o aumento da longevidade da população americana no mesmo período.
Portanto, há fortes evidências de que estes alimentos possam ser fatores predisponentes para tais doenças embora não exista, ainda, comprovação.

Nenhum comentário: