Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Projeto prevê distribuição gratuita de protetores solares para o combate ao câncer de pele.

Projeto em análise na Câmara dos Deputados pode fazer com que a rede pública de saúde, vinculada ao SUS (Sistema Único de Saúde), passe a distribuir protetores solares para o combate ao câncer de pele.

Conforme o projeto de lei do deputado Sandes Júnior (PP-GO), os protetores seriam distribuídos em todo o Brasil e com fator de proteção solar igual ou superior a 15. A produção ficaria a cargo de laboratórios públicos, mas em caso de falta do produto o SUS seria autorizado a fazer a compra de laboratórios privados.

A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Educação e Cultura, de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tipo de câncer mais frequente no Brasil é o de pele

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Quando detectado precocemente, este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura.

O Inca explica ainda que o câncer de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Indivíduos de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou doenças cutâneas prévias são as principais vítimas do câncer de pele. Os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares.

Como a pele apresenta diferentes tipos de células, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. Os mais frequentes são: carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, o carcinoma epidermóide com 25% dos casos e o melanoma, detectado em 4% dos pacientes.

Nenhum comentário: