Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Piscinas...

Uma das maneiras mais agradáveis de fugir do calor é mergulhar em uma piscina. No entanto, por detrás do lazer e da diversão estão alguns inimigos da sua pele. É preciso ficar atento para não contrair doenças, como as micoses, enquanto você se refresca.

Os principais problemas de pele que podem ser adquiridos nas piscinas são as micoses e o impetigo - infecção provocada por bactérias que é transmitida por meio do contato físico.

As micoses mais comuns surgem na região da virilha (principalmente em homens), entre os dedos e ainda como manchas brancas na região do tronco.

E o perigo não se restringe à piscina. O lugar onde as pessoas lavam os pés, duchas e os sanitários apresentam maior risco. Para diminuir o contágio, essas áreas devem ser limpas freqüentemente com água sanitária.

É preciso proteger seu corpo e isso pode ser feito até mesmo com uma toalha. Deve-se evitar o contato da pele direto com superfícies úmidas, nas quais outras pessoas também estiveram em contato, como os pisos ao redor das piscinas, bancadas de saunas, etc.

Outro item essencial para sua proteção é o chinelo. Sempre esteja com os pés calçados quando for tomar banho nos vestiários.

A forma mais eficaz de evitar complicações com a pele, segundo Samira, é a conscientização da população. Se uma pessoa possui micoses, ela não deve ir à piscina e precisa procurar ajuda médica.

Os clubes também têm uma grande responsabilidade. Esses centros de lazer devem ter cuidados especiais com a higienização dos espaços de uso comum, além de oferecer um serviço de exame médico eficiente.

Doenças como micoses podem ser detectadas pelo médico, desde que o exame seja bem feito.

E atenção, o cloro também pode fazer mal. Ele causa o ressecamento da pele e pode desencadear alergias em pessoas sensíveis. Se o problema for só a pele seca, o importante é usar hidratantes logo após o banho. Beber muito líquido também ajuda.

Nenhum comentário: